Diário do Amapá - 14/04/2020

LUIZ MELO Diretor Superintendente ZIULANAMELO Diretora de Jornalismo Circulação simultânea em Macapá, Belém, Brasília e em todos os municípios do Amapá. Os conceitos emitidos em artigos e colunas são de responsabilidade dos seus autores e nem sempre refletem a opinião deste Jornal. Suas publicações são com o propósito de estimular o debate dos problemas amapaenses e do país. O Diário do Amapá busca levantar e fomentar debates que visem a solução dos problemas amapaenses e brasileiros, e também refletir as diversas tendências do pensamento das sociedades nacional e internacional. ZIULANAMELO Editora Chefe MÁRLIO MELO Diretor Administrativo DIÁRIO DE COMUNICAÇÕES LTDA. C.N.P.J: 02.401.125/0001-59 Administração, Redação e Publicidade Avenida Coriolano Jucá, 456 - Centro CEP 68900-101 Macapá (AP) www.diariodoamapa.com.br linhaevolutivadocoronavírus(Covid-19)afe- tou a saúde pública e a economia de diversos paísespelomundoetambémnoBrasil.Ocom- bateaovíruséoprincipalfator paraasaçõesdosprin- cipais governantes mundiais, que optaram, em sua maioria, pelo isolamento social e o fechamento de empresas e do comércio em geral. A quarentena, no entanto, está provocando um efeito preocupante para as finanças das famílias brasileiras. Notícias recentes indicamqueempresas jácomeçaramarealizardemis- sões;outrasoptarãopelareduçãode salários ouasus- pensão temporária do contrato de trabalho com seus empregados.Autônomosreceberãoum auxílioemer- gencialdoGovernosFederal.Essecenáriopreocupante provocadopelapandemiatambém seráumdivisor de águas no planejamento financeiro no país. Oquadroeconômicoqueindicaumarecessãonos próximos meses já indica que os chefes de família e empresários precisarão se adaptar aos novos tempos financeiros. Uma parte significativa já está sofrendo os impactos e percebeu a renda diminuir, os investi- mentos caírem e os projetos futuros abalados. Importante frisar algumas orientações e dicas de como enfrentar essa crise e como preparar o seu pla- nejamento para tempos mais obscuros com relação a economia: Encarararealidade-Oprimeiropassoéodesentar e refletir sobre omomentoatual eencarar asquestões financeirasao ladodafamília ,explicandoosreflexos no bolsoe no futuroeconômico da casa.Depois de se esclarecer asituaçãoatual,é fundamental tomar deci- sõescomoobjetivodesanarosefeitosdacriseeprojetar um futuro mais seguro. DespesaseReceitasnopapel- Éessencial, por mais que o momento seja delicado, rea- lizarumdetalhadoFluxodeCaixa.O isola- mentofavoreceparaapessoasentarecolo- car todas as despesas mensaise anuais no papel. E, se possível, depois passar para um planilha. Categoriadegastos- Ecomariqueza dessesdadosemmãosépossívelfazeruma revisãonoorçamento.Nessarevisão,apes- soa pode dividir seus gastos em três cate- gorias: luxo, conforto e sobrevivência. As despesas de luxo são aquelas meramente supérfluasequepodemserretiradasdeimediato e ou adiada, principalmente em tempo de crise, por exemplo, uma garrafa de vinho cara, uma via- gemparaumspaouresort,acessórioseroupasdemar- ca. Já os gastos de conforto são aqueles que também podem ser eliminados conforme a necessidade do momento,comopacotescompletosdeTVacabo,apli- cativos de música e games, entre outros. E os gastos de sobrevivência são aqueles essenciais para o coti- diano,osgastosbásicoscomocomida,água,luz,tele- fone. Orçamento- Feitaessaseparaçãoéahoradefazer oorçamentoparacadalinhadegastosquetiverenesse momentoseromaisrealistapossível,eaperguntaque se faz é: estou precisando disso para agora, se sim, quantos? posso pensar em mudar a marca que estou habituado, por outra mais em conta, se for o caso! Avaliesepodeserretiradodadespesasnestemomento e gastar apenas com o essencial. Ou seja, criar uma dinâmica para a casa, sem despesas exageradas. Cuidadocomoscortesemprodutosdeges- tãoderiscos,comosegurodoautomóvel,resi- dência e no seguro em vida, esses produtos lheasseguramde seteruma reservade con- tingência,antesmesmoquevocêtenhaque utilizar de suas reservas financeiras emer- genciais. Oportunidades - E como diz o velho ditado: "nas crises é que aparecem boas oportunidades",osbrasileirosestão tendoa oportunidade de repensar no seu planeja- mento financeiro, pois alguns bancos estão oferecendo a suspensão temporária de paga- mentos de financiamentos de habitaçãoe auto- móveis, além de juros mais baixos em alguns linhas de crédito, como o empréstimo consignado. O ideal é reunir todas as informações, estudar as pos- sibilidades, mas ficar atentos as condições gerais dessa novidadestrazidaspelainstituiçõesfinanceiras,avaliando possíveis taxas e juros, por exemplo.Aisenção tempo- rária do pagamento de parcelas do financiamento do imóvel, deve ser aproveitada com cuidado, pois essas possíveissobrasnoorçamentodevemserpoupadaspara suprirnecessidadesquepossamsurgir,entãoasfamílias devem optar empoupar esse dinheiro e nãogastar com outrasdespesasdesnecessárias.Atéporque,asempresas que nãodemitirem, poderão realizar cortes de jornadas e salários em um futurobreve. O momento é de mudar as rotas e refletir sobre o seu planejamento financeiro, pois uma coisa é certa, o governo tem trabalhado para ajudar neste momentos, mas nós temos aparte que nos cabe e que é de totalres- ponsabilidade. discussão do novo marco regulatório do saneamento tem passado a ideia ilusória de que a universalização dosetor pode ser rea- lizada sem planejamento e gestão, relegando ao mercado as soluções para o déficit. Somente a mudança da legislação não conseguirá alterar o panorama do setor, que ainda conta com 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto, e outros 35 milhões sem água potável. O governo vai continuar com uma função vital para destravar os avanços dos empreendimentos no saneamento. OBrasil precisa fazer todos os esforços para pegar o caminho da prosperidade e isso exige um Estado moderno, com oportunidades, inclusão social e desenvolvimento socioeconômico susten- tável, com as condições mínimas de infraestrutura. A iniciativa privada é indispensável para ajudar a alcançar um novopatamar de desenvolvimentobra- sileiro. Porém, ainda cabe ao Estado opapel de for- mulador de políticas públicas permanentes emba- sadasem umplanejamentode curto, médioe longo prazo. Nocaso dosaneamento, ele precisa se trans- formar em uma política de Estado, independente- mente da cor partidária que estiver no governo. Esse deve ser o caminho para atender as nossas demandas. Um bom planejamento deve prever pla- nos periódicos, com fundamentos técnicos consis- tentes, e que seja instrumento de constante análise, revisado e atualizado, que represente os anseios e solicitações da sociedade. Ele é ainda instrumento fundamental para direcionar os investimentos da iniciativa privada, essenciais diante do estado de penúria de todas as esferas governamentais. Esse instrumento também precisa revelar as particulari- dades de cada região brasileira, apontando as lacu- nas que precisam ser preenchidas. Sem sombra de dúvida, não conseguiremos avançar no ritmo necessário sem a participaçãoefe- tiva dainiciativa privada. Porém, somente as empre- sas não conseguem atender a complexidade das necessidades. Por isso, o planejamento deve ter como norma principal oferecer um rumo às contratações, garantindo obras e serviços de qualidade e evitando o desperdício de dinheiro público, como temos acompa- nhado nos últimos anos. A deficiência nos planejamentos é uma herança que tem retardado o nosso desenvolvimento e pode ser conferida de Norte a Sul do país. Ainda hoje con- vivemos com centenas de obras parali- sadas por programasmalplanejados ante- riormente etambémcomaqueles empreen- dimentos que não atendem adequadamente asdemandasda população. Comcerteza, essa situaçãoéresultadode projetosmalelaborados, ou realizados em prazos inexequíveis. O gestor público tem grande dificuldade de contratar os ser- viços deconsultoria que envolvemosestudos e pro- jetosde engenharia. Como contratar algoque nunca desenvolveu? Este é um grande entrave no avanço da implementação da infraestrutura no Brasil. O projetoé o DNAdo empreendimento e, desta forma, se tiver problemas na sua estrutura, comprometerá toda a vida útil do mesmo. Atualmente no país, os cargos que remuneram melhor os técnicos são dos órgãos fiscalizadores e, por este motivo, os processos geralmente são para- lisados por inconsistências, culminando noentrave da entrega das obras. A qualidade do projeto é a base para empreendimentosbem executadose ope- racionalmente eficientes. Por isso, os governos deveriam dispender maior energia na contratação desta importante etapa dos empreendimentos. As melhorescompetências deveriam estar trabalhando nosplanejamentos, contratações e acompanhamento dos processos e não para buscar irregularidades, mas sim para garantir a entrega para a utilização pela sociedade. O projeto executivocom qualidade é uma vacina contra a corrupção. Um projeto bem elaborado e consistente define adequadamente os empreendi- mentos, reduzindo as variantes, que podem neces- sitar de futuros ajustes. Os gestores públicos precisam prever no planejamento as fases para todo o processode licitação, para que possamos ter projetos de engenharia de qualidade, no tempo adequado para a implementação dos empreendimentos. Seguindoesse caminho, avançaremos nas parceriascoma iniciativa privada no atendimentodeprojetos importantespara o país como em logística e transporte, saneamento básico, energia entre outros, além de retomar as inúmeras obras parali- sadas por programas mal planejados ante- riormente. O planejamento também oferece as condições necessárias para a iniciativa pri- vadaresponder positivamente àsdemandasgover- namentais.Alémdisso, possibilitaàsempresasganhar agilidade,reduzindocustos epropondopreçosetarifas justos, diminuindodesperdíciose evitandoosfrequen- tes aditivos já conhecidos do setor. No saneamento, o governo federal tem ainda o papel de liderar o processo de planejamento e apoio técnico às administrações municipais e aos estados. As deficiências dos municípios sãomuitase resultam na má qualidade dos projetos e nas limitações da ges- tão pública. Por isso, essas localidades precisam ter orientação técnica, com profissionais capacitados para o apoio na contratação e acompanhamento dos estudos, projetos de engenharia e principalmente na estruturação dos processos de concessões e PPPs com recursos do setor privado. Temos uma oportunidade histórica para avançar nos empreendimentos essenciais para nosso desen- volvimento. Porém, para que obras e serviços saiam do papel, o governo precisa agir como orientador das ações nas várias esferas governamentais, inclu- sive apontando os caminhos para que a iniciativa privada tenha sucesso nessa empreitada. A socie- dade demanda resultados reais para que possamos mudar profundamente a nossa realidade e transfor- mar o Brasil em um país de oportunidades para todos os brasileiros.

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