Diário do Amapá - 19 e 20/07/2020

LUIZ MELO Diretor Superintendente ZIULANA MELO Diretora de Jornalismo Circulação simultânea em Macapá, Belém, Brasília e em todos os municípios do Amapá. Os conceitos emitidos em artigos e colunas são de responsabilidade dos seus autores e nem sempre refletem a opinião deste Jornal. Suas publicações são com o propósito de estimular o debate dos problemas amapaenses e do país. O Diário do Amapá busca levantar e fomentar debates que visem a solução dos problemas amapaenses e brasileiros, e também refletir as diversas tendências do pensamento das sociedades nacional e internacional. ZIULANA MELO Editora Chefe MÁRLIO MELO Diretor Administrativo DIÁRIO DE COMUNICAÇÕES LTDA. C.N.P.J: 02.401.125/0001-59 Administração, Redação e Publicidade Avenida Coriolano Jucá, 456 - Centro CEP 68900-101 Macapá (AP) www.diariodoamapa.com.br / / enho a impressão de que as incertezas e a autodestruição estão dominando nosso tempo. Tempo de mudanças antropológicas que focam um novo relati- vismo. Os papas, e sobretudo Bento XVI, denunciaram esse perigo. Um perigo que pode levar às ideologias totalitárias e auto- ritárias e que, por sua vez, pretendem ser donas da verdade. A nossa Igreja, defensora da verdade em Jesus Cristo, não pode ficar calada perante esse perigo das ideologias totalitárias. Ideologias essas que querem dominar desde o campo religioso até o cam- po politico e social. A campanha contra o Sumo Pontífice, papa Francisco, por exemplo, é sustentada por uma ideologia totalitária, porque o vê como um perigo para os poderosos que, sobretudo, querem celebrar, perpetuar o pre- sente como absoluto, abrindo assim movi- mentos reacionários. Com essa lógica do presente absoluto, não tem espaço para Deus, pelo menos o Deus que Jesus Cristo nos revela, porque Ele criou a realidade tem- poral absoluta que vai além do presente, do passado e do futuro. Com essa lógica e rea- lidade de Deus, a vida do ser humano deve ser avaliada na totalidade e, portanto, dar vida a diferenças e manifestações de pessoas. Nesse sentido, por exemplo, uma economia que não favorece uma solidariedade e fraternidade foge dos tempos de Deus e favo- rece um presente absoluto que beneficia uns e exclui outros. Tam- bém, em nível político, a tendência é privilegiar uns, deixando de lado umamaioria. Perante um cenário desse tipo, a Igreja não pode ficar calada, mas deve proclamar a grande verdade que Deus é o absoluto. AoDeus que tudo lhe pertence. Um Deus que é Pai e que favorece todos os filhos e filhas, sem excluir ninguém. Uma ideologia do presente absoluto gera divisões, exclusões, materialismo. Não tem mais espaço para Deus, mas, sim, para um deus que não ouve e não fala. Diria a Palavra de Deus: um deus dos pagãos. Tenho a impressão que no nosso tempo prevalece um deus dos pagãos e o Deus de Jesus Cristo é considerado muito perigoso. Assim sendo, podemos constatar que o aspecto humano esteja muito enfra- quecido, justamente porque o Deus verdadeiro se tornou uma experiência de vida do passado ou pelo menos está ausente nomomento presente. E a Igreja não pode ficar ausente num cenário como esse. Não pode ficar apartada. A Igreja tem uma grande res- ponsabilidade de proclamar a Pala- vra de Deus, de educar, de edificar na fé e da promoção humana. Formar as consciências sócio-políticas dos fiéis, convidando-osa uma nova respon- sabilidade pessoal ao redor dos valores do evangelho. E perante essa crise que marca o nosso tempo, que é fruto também da passagem da era industrial à era tecnológica, de ummundo fechado nos próprios confins a um mundo globalizado, a Igreja que caminha com omun- do se sente cada vez mais envolvida. Por tudo isso, a Igreja nãopode ficar calada perante concepçõesantropológicas e políticas inconciliáveiscomospontosde vistas da Pala- vra de Deus sobre o ser humano e sobre a sociedade. É urgente evitar um ‘presente abso- luto’ para valorizar todas as pessoas. erto dia, um pregador fez esta per- gunta para uma turma de crianças: - Se todas as pessoas boas fossem negras e todas as más fossem brancas, de qual cor vocês seriam? A pequena Rose Mary respondeu: - Reverendo, com certeza, eu seria lis- trada. Graças a Deus, não existem pessoas lis- tradas e o sermos bons ou maus não depen- de, de jeito nenhum, da cor da pele. Somos todos bemmisturados; não pela cor da pele, mas pelo próprio bem e mal que, reconhe- çamos isso com honestidade, habitam juntos em cada um nós. Na forma mais longa do evangelho de Mateus deste domingo, 16º do Tempo Comum, encontramos mais três parábolas do “discurso” de Jesus, iniciado domingo passado. Todas são introduzidas com as palavras: “O reino dos céus é como...”. Sig- nifica que a Jesus não interessa dar uma ou outra definição do “reino” em si, mas, ao contrário, apresentar, de forma bem variada, a dinâmica daquilo que o reino produz, antes e acima de qualquer explicação. O “reino dos céus” é algo que está sempre aconte- cendo, uma história que está sendo cons- truída, e que tem um desfecho garantido, apesar das circunstâncias que podemparecer adversas ou das probabilidades de sucesso que o senso comum avalia olhando, sim- plesmente, de fora. Vamos lembrar brevemente as três pará- bolas. Aprimeira é aquela do joio e do trigo. Além da interpretação que o próprio evangelho traz, é fácil perceber que o joio representa o mal e o trigo o bem. No campo, que é o mundo – mas também é a existência de todos nós – eles crescem juntos. Só ao passo que as plantinhas vão desenvolvendo, será possível dis- tingui-los. O trabalho de todos é vencer a tentação de arrancar logo o joio e, ao mesmo tempo, continuar a não confundir os dois. Justamente porque o reino é algo que ainda está acontecendo precisa cultivar a virtude da paciência e não querer julgar tudo às pressas. Aliás, o julgamento final acontecerá, mas será do Filho do homem, do “Senhor da messe”. Graças a Deus, será ele a decidir porque somen te o seu olhar chega ao pro- fundo do coração de cada um; ele vê o bem e omal, e não fica só na exterioridade. Cabe a cada cristão sincero praticar aquela tole- rância que é, ao mesmo tempo, misericórdia e vigilância. Misericórdia, porque devemos admitir a possibilidade de errar se queimar- mos, o trigo junto com o joio, antes do tempo que só Deus conhece. Vigilância constante, porém, também necessária, para ter cons- ciência da presença do joio, para proteger o trigo, fazê-lo crescer bem, porque, somente assim, um dia, “os justos” brilharão como o sol no reino do Pai. Vamos ver agora as outras duas pequenas parábolas. Na história humana também a questão do reino pode ser considerada pouca coisa, algo muito pequeno, quase invisível, como a semente de mostarda. No entanto o reino tem uma força pró- pria, misteriosa, como acontece na natureza. Aquela sementinha vai crescer até se tornar uma árvore frondosa capaz de dar abrigo aos passarinhos. Surpresas do reino. Por fim, a parábola do fermento namassa. A farinha é muita e o fer- mento tão poco, mas a mulher expe- riente mistura e amassa bem o conjun- to. Toda a massa ficará fermentada e o bom pão garantido. Nessas duas parábolas, tem um grande segredo: tudo, digamos, funciona a contento. A semente de mostarda, como na parábola do semeador, se transforma e produz fruto. Assim o fermento mexe com a farinha que, por sua vez, deixa-se fermentar. E a mulher também contribui com o seu trabalho. Nesta altura, só nos cabe perguntar, a nós mesmos, se descobrimos ou não “as coisas escondidas desde a criação do mundo” (Mt 13,35) e que Jesus disse que estava procla- mando para cumprir o que o profeta prome- teu. O que nos parece “injustiça” de Deus, que não castiga, na realidade é a sua grande misericórdia. Deus nos espera. Ao contrário, nós cristãos confundimos paciência com aco- modação. O “fermento” que faz levedar toda amassa, como o sal da terra e a luz do mundo, deveríamos ser nós, mas não tem jeito, con- tinuamos indecisos demais. Continuamos bem listrados.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=