Diário do Amapá - 22/07/2020

/ / / / epois de aproximadamente 4 meses de portas fechadas devido à pandemia do novo Coronavírus, os shoppings centers de Macapá voltam a funcionar ado- tando novos protocolos para pre- venção ao contágio da Covid-19 e recebendo apenas 50% da capaci- dade máxima de ocupação prevista no alvará de funcionamento. A determinação veio por meio de Decreto Municipal, seguindo tam- bém regras rígidas de higiene e dis- tanciamento. Quem já foi aos shoppings da cidade pôde observar que há álcool em gel em diversos pontos , refor- ço na higienização, marcações no piso para os clientes manterem a distância recomendada, além de suspensão de eventos, redução do número de pessoas dentro das lojas, o uso obrigatório de másca- ras, e aferição da temperatura na entrada, entre outras medidas pre- ventivas. Movimento X Conscientização Ao contrário do que as pessoas já estavam acostumadas, aglome- ração entre uma loja e outra (antes da pandemia, hoje nos shoppings de Macapá não se viu isso). Os estabelecimentos registraram movimento tranquilo. Os corredo- res estavam mais vazios e os clien- tes conseguiram fazer o distancia- mento social de 1,5 metro, pelo menos. Essa foi uma das demons- trações de que lojista e consumidor estão seguindo todas as recomen- dações dos decretos e com ações que vão além das obrigações. “Esperamos que essa reabertura seja de muita responsabilidade, tanto de lojistas quanto da popu- lação. Que a ida aos shoppings seja bastante racional. Que todos tenham a consciência de evitar aglomerações e cumprir os proto- colos de segurança. Essa é uma determinação que precisa ser ado- tada para o bem de todos”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís. Diante dessas tantas mudanças provocadas pela pandemia, mas com um só objetivo: garantir a segurança de todos, os lojistas aos poucos vão se rea- daptando e reinventando para reto- mar as vendas afetadas pela crise e, ao mesmo tempo, garantir aten- dimento seguro e de qualidade. E embora o movimento ainda seja lento e gradual, empresários de shoppings comemoram o retorno do segmento em um momento de crise financeira, mas ressaltam que a volta deve priorizar a saúde pública e colo- cam os protocolos de segurança como principal meio de preven- ção à Covid-19 nos espaços.

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