Diário do Amapá - 22/07/2020
/ / / / / / / Prefeitura de Macapá já atendeu pela Central de Apoio Emocional 194 pessoas desde o início da pandemia do novo Coronavírus. O canal segue com atendimentos de escuta psicológica por telefone para pessoas que precisam lidar com o cenário atual da pandemia e o isolamento domiciliar na capital amapaense. Os dados consolidados mostram que, desde o dia 27 de mar- ço até 16 de julho, a Central de Apoio Emocional realizou 194 atendimentospor telefone, sendo5emmarço, 32em abril, 61 em maio, 63 em junho e 33em julho. “Atendemos pacientes de qua- dros variados, entre ansiedade, síndrome do pânico, hipocon- dria, transtorno obsessivo compulsivo, medo, insônia, ideação suicida, luto, além de indivíduos que testaram positivo para a Covid-19”, explica o psicólogo da Central, Jean Roger. A proposta da central é ouvir e orientar a população sobre o cuidado como excessode informações ruins, os níveis de estres- se com a rotina em casa, ansiedade, medo da doença, e como isso pode desencadear comportamentos diversos e não muito saudáveis, seja por condição da pandemia e isolamento social oupor sofrimentosdecorrentes de outrascausas, para seremescu- tados por um profissional da saúde mental. A Central de Apoio Emocional é gerenciada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O atendimento continua de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos números telefônicos: (96) 98813-9006 / (96) 98813-9007. Caso a ligação caia ou seja a cobrar, os psicólogos retornarão a mesma.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=