Diário do Amapá - 11 e 12/06/2020
GovernodoEstadopossuisistemasdigitais voltadosparaservidores,empresáriosecida- dãoscomooPortaldeServiçosdoAmapá, lançado no fim de maio. Para ampliar a segurança desses sistemas, o Estado implantou novassoluções para seu parque tecnológico. A implantação das ferramentas foi conduzidapeloCentrodeGestãodaTecnologiada Informação (Prodap). Ocoordenadordesegurançadeinformaçãodo Prodap, Danilo Vaz, explicou que, nos últimos meses,os ataquescibernéticos têm afetadoórgãos governamentais,ocasionandoprejuízos,comodifi- culdade em prestar serviços ao cidadão. De acordo com Vaz, períodos, como finais de semanaeferiadosnacionais,sãoospreferidospelos hackers. “Por isso, na quarentena, intensificamos o monitoramento e adotamos outras ferramentas paradarmaisgarantiasaonossoparquetecnológico e aosserviços”, reforçou o coordenador. Asmedidas executadas pelo Centrode Gestão daTecnologia da Informação (Prodap)asseguram a adequação às regras previstas na Lei Geral de ProteçãodeDados(Lei13.709/2018),queregula- menta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoaisnoBrasil.“Asegurançadigitaléumaestra- tégiadagestãoparagarantirasegurançadosdados governamentais e a disponibilidades dos serviços aocidadão”, destacou odiretor presidente doPro- dap, Lutiano Silva. Novas ferramentas Uma das ferramentas implantadas foi um ana- lisador de vulnerabilidade, de última geração. Ele serveparagerarevidênciasqueservirãoparainves- tigar incidentes cibernéticossobre osdiversos sis- temas computacionais geridos pelo Prodap, como por exemplo, autenticação de firewall, auditoria e intrusão. Outrasoluçãoéoanti-spam.Ospam,emgeral, é um e-mail ou conjunto de e-mail maliciosos e duvidososenviadospara osusuárioscomobjetivo depromoverpropagandasouobterdadospessoais do receptor da mensagem. Essaferramentafuncionacomoum“filtro”que seleciona as mensagens eletrônicas e combate as açõesmaliciosasparagarantirasegurançadenave- gação do usuário no e-mail institucional.
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