Diário do Amapá - 21/05/2020

sonho de ter um aparelho auditivo tornou-se realida- de nesta terça-feira, 20, para o servidor público Adriano Barros, 49 anos, que é usuário do Centro de ReabilitaçãodoAmapá (Creap), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele participou da primeira ação de entrega em drive thrudoCreap, que além de aparelhos auditivo, também entregou próteses e órte- ses para os usuários que já são cadastrados e passaram por telea- tendimento, antes do recebimen- to. “Esse atendimento pra mim é muito significativo. Eu passei grande parte da minha vida que não conseguia ouvir praticamente nada. Minha vida escolar foi sem entender direito”, destacouAdria- no Barros. Agora, o servidor público res- salta que poderá melhorar os estu- dose ter ummelhor relacionamen- to com a família.Ele disse que não conseguia comprar um aparelho auditivo porque o custo é alto. “Foi uma vida inteira para ten- tar escutar e compreender. Che- guei a abandonar estudos e tive problemas emme relacionar com as pessoas. Ouvir para mim é ser incluído, desde o bate-papo da família até nos estudos”, disse. Nesta primeira etapa do drive thru, que ocorrerá ao longo da semana, o Creap vai entregar 22 aparelhos auditivo e, por dia, 6 próteses e 6 órteses. O serviço é agendado via aplicativo What- sApp. O diretor do Creap, Amaury Barros,explica que os atendimen- tos presenciais foram reduzidos e algunsserviços de emergência são feitos de forma presencial, caso seja necessário. O drive thru foi uma das alternativas para conti- nuidade dos benefícios. Ele destaca que o Centro de Reabilitação tembuscado alterna- tivas durante a pandemia para garantir osserviços, com seguran- ça para os profissionais da Saúde e também aos usuários. “Nós criamos a estrutura de teleatendimento e telecadastro, e agora o drive thrur, que é o aten- dimentodo usuário dentro do veí- culo. O paciente que chega no estacionamento recebe os apare- lhos”, ponderou o gestor. Alternativas de serviços O Creap tem adotado atendi- mentosvia whatssapp. Ospacien- tes podem enviar fotos de docu- mentação, como identidade, enca- minhamento e cartão do SUS. Após isso, é feito uma triagempor ligação ou videochamada.

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