Diário do Amapá - 03/03/2020

Secretaria do Estado da Educação (Seed) ini- ciou nesta segunda-feira, 2, a formação inicial de gestores, adjuntos, coordenadores peda- gógicos e professores das novas Escolas do Novo Saber, de tempo integral. A formação segue até o dia 6 de março, no Centro Cultural Franco Amapaense, em Macapá. Cerca de 200 profissionais de 11 escolas de ensino médio em tempo integral participam. O intuito da formação é preparar esses profissionais para o novo método de ensino que será implantado a partir do ano letivo de 2020. A secretária de Educação, Goreth Sousa, participou da cerimônia de abertura e falou da importância da formação para o desenvolvimento dos profissionais da educação. "É importante que todas as equipes gestoras e pro- fessores que estão participando, se disponham aos novos aprendizados ativamente. Esses profissionais, após formados, serão referência ao se tratar de ensino em tempo integral no Amapá", destacou a titular da pasta. A professora Iracilda Miranda, da Escola Estadual Quilombola Daniel de Carvalho, localizada no Dis- trito da Pedreira, relatou a importância da participação na formação. "É muito importante a capacitação, a gente vem com as melhores expectativas que nossas angustias sejam correspondidas, para que a gente possa sair daqui com mais motivação de executar um trabalho de qualidade", reforçou. A professora ainda complementou sobre a posi- tividade de os alunos conhecerem a metodologia de ensino da escola de tempo integral pela primeira vez. "A comunidade vê como algo bem positivo. Temos aqueles estudantes que estão ansiosos em ini- ciar as aulas e conhecer mais sobre a escola de tempo integral e o que ela vai proporcionar", disse alegre a professora. A coordenadora pedagógica, Neli Costa, da Escola Bosque do Amapá - localizada noDistrito do Bailique -, ressalta que os aspectos dessas escolas e o novo modelo pedagógico vão trazer melhorias aos alunos da localidade. "Vai proporcionar, principalmente, a melhoria da aprendizagem, trazer mais informação, algo novo e diferenciado, ajudando o aluno a desenvolver seu projeto de vida”, disse. Atualmente, 20% das escolas do Estado ofertam o ensino médio em tempo integral. A meta é que todas as escolas de ensinomédio adotem esse modelo de ensino, fazendo, assim, parte do projeto de Escolas do Novo Saber, do Governo do Amapá.

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