Diário do Amapá - 06/03/2020

Secretaria Municipal de Edu- cação de Oiapoque, fronteira com a Guiana Francesa, infor- mou nesta quinta-feira (5) que adiou temporariamente o início das aulas, marcado para 9 de março. Omotivofoi a orientaçãodoMinis- tério da Saúde (MS) recomendando a não aglomeração de pessoas, princi- palmente crianças, ,emlocaisfechados com o objetivo da não propagação do CONAVID-19 (Coronavírus). O município foi cientificado da confirmação oficial dos cinco casos de coronavírus na Guiana Francesa, Departamento Ultramarino Francês, vizinho ao Oiapoque. A secretaria informa que em breve repassará pelos meios oficiais sobre a abertura do ano letivo na rede muni- cipal de ensino de Oiapoque. rofessores, coordenadores, dire- tores, secretários municipais e outros profissionais da educação participam do 1º Encontro Técnico Regional do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Etapa Norte, que acontece emMacapá. A ini- ciativa tem por objetivo buscar melho- rias para os materiais que são trabalha- dos em sala de aula. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o encontro segue até esta sexta-feira, 6. Para a diretora adjunta da Escola Estadual Dom Aris- tides Piróvano o momento serve ainda para aproximar as instituições de ensino do FNDE. “É importante essa aproximação das escolas com o FNDE. A gente tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e alinhar informações sobre a escola, sobre o trabalho do MEC e do PNLD”, reforçou a diretora escolar Maria de Nazaré de Souza. A professora Maria Eunice Moraes, coordenadora da biblioteca da Escola Ruth Bezerra, destaca a importância de tirar as dúvidas sobre a funcionalidade do plano. “A importância do encontro para nós educadores é que através dele podemos trazer nossas dúvidas e opiniões direta- mente com quem gerencia o programa. É uma grande oportunidade”, reforçou Maria Eunice. A coordenadora geral dos Programas do Livro e Material Didático, Nádja Cézar Ianzer, ressaltou como o fundo trabalha a questão da aproximação dos executores com público a qual se destina o plano. “Este encontro é a forma com que estreitamos os caminhos com as comu- nidades escolares estaduais e temos, também, a oportunidade de conhecer e vivenciar como que o plano do livro didático atua na articulação de quem o executa, como ele ajuda gestores, professores e estudantes”, relata Nadja Ianzer. A política educacional desenvolvi- da pelo Amapá foi destaque no pri- meiro dia do encontro. Para a secre- tária de Educação Goreth Sousa, a par- ticipação dos outros estados revela como o plano ajuda no panorama da educação estadual. “É essa a aproximação que nos que- remos, que o nossomodelo de educação, a nossa aderência a esses planos nacio- nais sirvam como exemplo para outros estados e que possamos juntos trabalhar na luta pelo desenvolvimento da nossa educação e principalmente para o desen- volvimento do nosso estudante tucujú”, reforçou Goreth.

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