Diário do Amapá - 08 e 09/03/2020

om uma grande frente de atuação envolvendo profissionais de diversas áreas trabalhando nas buscas aos desaparecidos do naufrágio do navio Anna Karoline III, uma delas apresenta as maiores responsabilidades, os mergulhadores. Os profissionais fazem parte do Corpo de Bombeiros do Amapá, Pará e Amazonas. Ação inte- grada é resultado de articulação do governador do Amapá, Waldez Góes. Mergulhadores amazonenses Para garantir mais agilidade no ser- viço, quatro militares do Amazonas vie- ram ao Amapá, auxiliando nas buscas e se integraram aos demais militares. Os trabalhos com os amazonenses ini- ciaram na última quarta, 4. A vinda dos amazonenses foi uma articulação do governador do Amapá, Waldez Góes, junto ao chefe do Exe- cutivo amazonense, Wilson Lima. Rotina Com uma rotina que inicia às 6h, os mergulhos duram entre 15 a 20 minutos, com paradas programadas de 10 a 20 minutos na superfície. O revezamento é feito de acordo com as condições apre- sentada pelo militar. A única pausa no serviço é somente para almoço, que dura cerca de uma hora de tempo. Todo o serviço é feito com a espe- cialidade de tato, pois, assim que mer- gulham o militar não temmais nenhuma visibilidade. Os trabalhos só encerram por volta das 18h. Ao término do dia os mergulhado- res voltam às bases, sendo que alguns ficam em embarcações no local e outros são deslocados para a cidade de Gurupá (PA). Equipamentos Os profissionais do Amapá utilizam cilindros S80 e roupas neoprene. Já os amazonenses atuam com aparelhos que permitem maior autonomia de mergu- lho, já que têm oxigênio ligado direta- mente à superfície. Ao iniciar o proce- dimento no fundo do rio, os profissio- nais têm ainda comunicação com os demais mergulhadores e com a equipe na superfície. studantes de 15 escolas da rede estadual de ensino participaram do lançamento do projeto “Eu Decido”, emMacapá. A iniciativa bus- ca incentivar os jovens commais de 16 anos e menores de 18 anos ao alista- mento eleitoral. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) em par- ceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), no qual visa fomentar a participação do jovem eleitor na polí- tica. O projeto criou um cronograma de atividades para ser desenvolvido nas escolas estaduais, incluindo palestras, emissão de títulos eleitorais e simulação de eleição para que os alunos estejam por dentro de como funciona a prática eleitoral. Para quem tem mais de 16 anos e menos de 18 o voto é facultativo. Mas, o estudante Rodrigo da Silva Rodrigues destaca que o ato é um direito demo- crático que deve ser exercido por todos e o projeto vai ajudar os alunos a não ter dúvidas. “A iniciativa é importante pra gente, principalmente por valorizar o nosso voto. Eu posso escolher quem vai me representar e, assim, fazer com que pos- sa ter melhorias para as nossas escolas, por exemplo”, disse. Para a secretária de Estado da Edu- cação, Goreth Sousa, o exercício do papel democrático dos estudantes é tam- bém assunto fundamental que pode ser debatido nas escolas. Ela destaca a liber- dade e o senso crítico para os estudan- tes. “O projeto tem como papel despertar no jovem a vontade de participar da sociedade através da importância do seu voto, e a sala de aula se torna, então, o canal pelo o qual o aluno aprende a tomar suas decisões”, destacou. Sobre o projeto Uma das etapas do ‘Eu Decido’ será a realização de eleições temáticas nas 15 escolas da rede estadual emMacapá, onde os estudantes votarão para eleger temas importantes para sociedade, como educação, saúde, cidadania, lazer entre outros. No dia 23 de março iniciam as ins- crições das escolas participantes e a escolha dos temas para a eleição. A campanha e propaganda acontecem no período de 1º à 13 de abril, finalizando com a eleição no dia 15 do mesmo mês. Após essas eleições, os temas mais votados serão apresentados em uma audiência pública com os candidatos à prefeitura de Macapá, com objetivo de apresentar quais pautas são prioridade para os jovens. Segundo o presidente do TRE-AP, o desembargador Rommel Araújo, o objetivo do projeto é valorizar as pro- postas e a participação dos jovens no âmbito eleitoral e democrático, no qual forma cidadãos mais conscientes. “Esses jovens são capazes de tomar decisões relevantes no quadro político do Amapá, então, é valorizando e incen- tivando o voto dentro da escola que vamos alcançar o desenvolvimento da nossa sociedade”, finalizou Araújo.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=