Diário do Amapá - 11/03/2020
alvar vidas é uma das missões da PolíciaMilitar (PM). Mas,ospoli- ciais militares do Amapá viven- ciam isso de uma forma bem diferente nesta segunda-feira, 9, ao teremque rea- lizar com sucesso o parto de uma jovem de 22 anos. Aldenize Ramos entrou em trabalho de parto e parentes da jovem buscaram ajuda no Comando-Geral da PM, por estar próximo da casa da família. No local, policiais militares encaminharam a grávida para a Diretoria de Saúde da corporação. Com contrações progressivamente fortes e mais ritmadas foi inevitável o aguardoda ambulância para transferência de Aldenize,o quelevou a equipe depoli- ciais realizar o parto lá mesmo, no Comando-Geral. Assim, veio ao mundo o pequeno Valentim. A tia do menino, Antônia Matos, destaca a família entrouem deses- pero ao notar que a irmã dela Aldenize não teria tempo de chegar à maternidade para dar à luz. “Seremoseternamentegratasà Polícia Militar por esse gesto. São verdadeiros heróis. Não iria dar tempo da minha irmã chegar no hospital e osPMsnosajudaram neste momento de desespero. Nunca esqueceremos disso”, disse Antônia. Após o parto, a mãe e o bebê foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até oHospital daMulher Mãe Luzia (HMML). Na uni- dade,elesreceberam atendimentos e pas- sam bem, segundo Antônia Matos. estores escolares e coor- denadorespedagógicos de escolasda rede pública de ensino participamde um encontro de formação voltado para a edu- cação inclusiva. O evento acontece no auditório da escola Jesus de Nazaré, e segue até quarta-feira, 11. O Núcleo de Educação Espe- cial (Nees) da Secretaria de Edu- cação (Seed) é quem promove a ação. De acordo com a gerente do Nees, Maria Rosa Lopes, o plano de ação direcionado aos gestores e coordenadores pedagógicosvisa à formação e orientação desses profissionais quanto às especifici- dades da educação especial nas escolas. “É o momento de nivelarmos as informações e discutirmos nos- so plano de açãoque foi construído em janeiro.Nesse período de tem- po também houve a nomeação de novosgestores.Esses profissionais necessitam conhecero que éa edu- cação inclusiva e especial, suas atribuições, as competências dos professores do ensino especial e regular”, explicou a gerente. Hoje, a rede estadual de ensino atende 3.071 estudantes, que necessitam de algum tipo de aten- dimento especial. Além das esco- las estaduais, o Governo do Esta- do tem quatro centros de atendi- mentoeducacional especializado: Centro Educacional Raimundo NonatoDias Rodrigues, Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), Centro de Atendimento ao Defi- ciente Visual (CAP) e o Centro de Atendimento de Altas Habilida- des/Superdotação (CAAHS). Segundo o coordenador peda- gógico da escola Estadual Santuá- rio do Perpétuo Socorro,Romilson Santana, receber a formação para lidar com alunos que necessitam de atendimentos especiais é muito relevante. “Trabalhar com alunos tidos como ‘normais’ já é árduo, para os que necessitam de atendimento especial nosso preparo precisa ser ainda melhor. Então, receber for- mação para lidar com eles e ainda ser multiplicador é muito impor- tante.Estamos tendocontatoscom pessoas que vivenciam isso dia- riamente e podem nos repassar essa experiência”, disse Remilson Santana. O encontro foi dividido por Núcleo de Atendimento Estudantil (NAE), que atendem escolas no município de Macapá e Santana, mas, segundo o próprio Nees, os trabalhos também irão acontecer, de forma gradativa, em escolasde todos os demais municípios do estado. Diretora da Escola Estadual Serafini Costaperáriae especialista em educação especial, Laiza Michele da Costa conta que o pro- cesso que trata da formação de educadores, integração e inclusão dosalunos comnecessidades espe- ciais nas escolas tem avançado muito em comparação com anos anteriores. “Fazendo um comparativo com anosanteriores, hoje oensino especial ainda tem seus desafios, mas progride de forma rápida em seus avanços. Nossos estudantes necessitam desse atendimento e é uma luta que devemos travar com muita determinação”, pontuou a gestora.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=