Diário do Amapá - 11/03/2020

LUIZ MELO Diretor Superintendente ZIULANA MELO Diretora de Jornalismo Circulação simultânea em Macapá, Belém, Brasília e em todos os municípios do Amapá. Os conceitos emitidos em artigos e colunas são de responsabilidade dos seus autores e nem sempre refletem a opinião deste Jornal. Suas publicações são com o propósito de estimular o debate dos problemas amapaenses e do país. O Diário do Amapá busca levantar e fomentar debates que visem a solução dos problemas amapaenses e brasileiros, e também refletir as diversas tendências do pensamento das sociedades nacional e internacional. ZIULANA MELO Editora Chefe MÁRLIO MELO Diretor Administrativo DIÁRIO DE COMUNICAÇÕES LTDA. C.N.P.J: 02.401.125/0001-59 Administração, Redação e Publicidade Avenida Coriolano Jucá, 456 - Centro CEP 68900-101 Macapá (AP) www.diariodoamapa.com.br / / ual seria sua reação se eu lhe dissesse que,atualmente,oitroemcadadezope- raçõesque acontecemnaNISE(Bolsa de Valores de NY) são efetivadas, acompa- nhadas e rentabilizadas por robôs? E ainda: que essa é a tendênciamundial para amaioria dos mercados? Calma, temmais… Se eu dissesse que, em dez anos, tudo o que você conhece e estudou sobre mercado, economia, finanças, investimentos e renta- bilidade estará ultrapassado? Maisuma: tudo isso está sendo estruturado, criado e testado hoje, em milhares de startups disruptivas e inovadores, nos quatro cantos do mundo. Não,nãoestoupintandoumcenáriodeter- ror e pessimismo! Isso é o que o restante do mundo está vivendo, e nós, brasileiros, preci- samoscorrer, emuito,para nãoficarmosatrás dessa nova onde tecnológica que está inva- dindomercados(dosmaisrevolucionáriosaos maistradicionais!)deformaimpiedosa,mara- vilhosamente inovadora e assustadoramente eficiente. Provavelmente você, ou alguém que conheça,já éusuáriodeserviços digitais, taiscomoNubank e outras plataformaspraticamentesemqual- quer estrutura física, taxas subsi- diadas, crédito rápido e simplifica- çãoda relaçãocliente-banco. Nada de filas, taxas ou serviços casados. Nada decheques, tarifasou "serviço de banco". Tudo muito rápido, fácil, via aplicativo, direto no Smartphone e com aprovações bem rápidas. Já deve também ter visto ou conhece um empresário ou pequena empresa que se ins- creveu emplataformasdeempréstimosonline, de forma rápida, simplese eficiente. Análises de créditos super ágeis (mas nem por isso menos rigorosas), liberação online e paga- mentos mensais que cabem no bolso. E quem já não ouviu ou até mesmo parti- cipou de campanhas de financiamento cole- tivo, onde empresas e pessoas lançam um vídeo em uma plataforma, oferecem recom- pensas e em troca pedem o financia- mento de uma ideia ou iniciativa, atingindo em pouco tempo alguns milhares de reais, além da viabili- zação do produto, servico ou pro- jeto, 100%via internet e quase que totalmente livre do sistema finan- ceiro tradicional. E para completar, quem ja não ouviu falar das cryptomoedas? A nova febre mundial e que já está se tornando acessível diariamente a quase todos os bra- sileiros, e que promete, além de ganhos con- sideráveis, uma "fuga" segura dos trâmites e burocracias dos meios "antiquados" de inves- timento. Todas essas ideias resumem-se em três pilares: empoderamento financeiro, des- burocratização setorial e liberdade dos bens monetários. Vamos aos fatos... Bem vindos ao mercado financeiro do século 21 oramos em um país em pleno desenvolvimento, composto de pessoas com uma expectativa de vida que aumentou mais de 40 anos em 11 décadas. E muitas vezes a ofer- ta de profissionais no Brasil tende a ser maior que o número de vagas dis- poníveis no mercado, e quando se fala em emprego para a terceira idade, o cenário fica um pouco mais cruel. Assim como quando pensamos nas propagandas e comunicação, em geral, para esse público ou adaptação de lugares para eles. Tudo está muito aquém. É um mercado a ser discutido com mais atenção, além das questões de atendimento e oferta de produtos e serviços, esse perfil também demanda uma estrutura física diferenciada. O cliente da terceira idade tem um envelhecimento biológico que envolve maturidade e declínio de funções cor- porais. Um estabelecimento que aten- de a esse público precisa oferecer ambiente climatizado de forma ade- quada (temperatura, luz, som), com áreas para descanso e banheiros de fácil acesso. Outra preocupação é evi- tar escadas no ambiente ou sinalizá- las de modo que a identificação se torne fácil. Serviços de val- let diferenciados também são válidos, como auxílio para carregar compras e descanso em filas de pagamento. Exis- tem muitas oportunidades a serem exploradas para esse público e nem todas as empresas estão atentas a essas possibilida- des e necessidades. O segmento imobiliário está inves- tindo nesse público, já é possível encontrar projetos de empreendimen- tos com instalações de repouso para idosos e apartamentos adaptados para eles, desenvolvidos exclusivamente para pessoas que têm mais de 55 anos de idade. Todos com portas mais largas, bar- ras de apoio nos banheiros, tomadas mais baixas e acessos externos faci- litados. Algumas empresas estão apostan- do na mão-de-obra que a terceira ida- de pode oferecer e garantem progra- mas específicos para a contratação de pessoas mais experientes, com chances de carreira. Os idosos têm se adequado, feito cursos e atualização tecnológica. No Brasil, o ranking das ocupações que mais emprega- ram a terceira idade, nos últi- mos dois anos, teve dirigentes públicos em primeiro lugar, seguido por professores do ensino fundamental e constru- ção civil, este último apresenta saldo positivo para essa faixa da população. Problemas de visão, redução da audição, hipertensão, labirintite e efei- tos colaterais de remédios são algumas das causas dos acidentes que aconte- cem principalmente dentro de casa. De acordo com projeções das Nações Unidas, uma em cada nove pes- soas no mundo tem 60 anos ou mais e estima-se um crescimento para uma em cada cinco por volta de 2050. No Bra- sil, não existem dados estatísticos dos tipos de instituições que estão dispo- níveis para idosos, mas sabe-se que muitos asilos funcionam sem registro, são irregulares e predomina o caráter filantrópico e assistencial com volun- tários. Estima-se que cerca de 26% dos idosos vivam em situações precárias e tenham más condições de vida.

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