Diário do Amapá - 14/03/2020

Governo do Estado do Amapá passa a mapear os talentos, conhecê-los e, principalmente, dar visibilidade aos artistas locais com o uso de uma plataforma online que reúne informações de profissionais da área cultural. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult), em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), bus- cou criar o Sistema Estadual de Informações e Indi- cadores Culturais (SEIIC) com o objetivo de cons- truir um banco de dados de artistas e facilitar a con- tratação para eventos promovidos pelo Estado. A plataforma se trata de um ambiente para cre- denciamento de artistas e profissionais de arte e cul- tura no Amapá, a fim de agilizar os processos de contratação artística em eventos realizados pela Secult e por outras instituições, de forma que, apro- xime também os artistas locais entre eles e o poder público. “O sistema registra e faz a catalogação da ação de cada artista do estado, aproximando assim este artista tanto da Secretaria de Cultura como da popu- lação em geral”, explicou o secretário da Secult, Evandro Milhomen. Em 2019, ainda em fase de adequações, a plata- forma começou a ser utilizada, funcionando de forma interligado ao sistema nacional e municipal, como um dos instrumentos de gestão do Sistema Estadual de Cultura (SEC), criado pela lei 2.137 e sancionado em 2017. Podem se cadastrar qualquer artista ou grupo artís- tico, como pessoa física ou jurídica, de diversas áreas: artes visuais, audiovisual, circo, cultura popu- lar, dança hip-hop, literatura, música, teatro, entre outros. Essa é uma ferramenta indispensável para produtores, empresários e para o público geral. O cadastro é simples, basta acessar o site http://seiic.ap.gov.br/ e preencher o formulário com dados pessoais, biografia, foto e contato. Após isso, todos os inscritos passam por uma avaliação feita pela Secult, sendo aprovado o perfil, ele ficará disponível no site por tempo indeterminado.

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