Diário do Amapá - 17/03/2020

bispo diocesano Dom Pedro José Conti emitiu um comunicado a todo o povo católico de Macapá com medidas preventivas considerando o Decreto Municipal 1.627/2020-PMM que suspende a partir desta data todos os eventos públicos com mais de 100 pes- soas frente ao avanço da pandemia do Novo Coronavírus. COMUNICADO Após o Decreto n. 1.627/2020-PMM do Sr.Prefeito deMacapá no qual,a partir do dia 15 de março de 2020 e por 15 dias ficam suspensos todos os eventos com a participaçãode mais de 100 pessoas,pre- cisamos colaborar na melhor maneira possível com as autoridades públicas e os responsáveis pela saúde do nosso Município, portanto: • A partir de hoje – Domingo 15 de março de 2020 ficam suspensas todas as atividades programadas para o Festejode SãoJosé com a participação livre dopovo. • Por enquanto, está permitida a cele- bração das missas nas igrejas da cidade deMacapá como número limitado a 100 pessoas, em lugares bem arejados e evi- tando abraços e apertos de mão. A Santa Eucaristia também será distribuída somente na mão. • Quem não puder participar das san- tas missasdominicais nas igrejas,assista ou acompanhe ascelebraçõespelosmeios de comunicação nos canais católicos. Paraosdemaismunicípios daDiocese, aguardamosasorientaçõesdasrespectivas autoridades municipais e de saúde. É nossa obrigação moral e cristã obe- decer rigorosamente as orientações e as ordens das autoridades competentes as quaisexpressamos o nosso apoio e a nos- sa confiança. Ficamos unidos em oração para que quanto antes tudo possa voltar ao normal. A vida é dom e compromisso! s programas do Amapá Criança Alfabetizada e Ensino Médio em Tempo Integral são citados no Relatório Anual de Acompanhamento da Educação como exemplo de avanços na política educacional. O balanço pertence à organização Todos Pela Educação, entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de apresentar o panora- ma das políticas educacionais implementadas em 2019 e quais são as perspectivas da educação de todo o pais para 2020. Esta é a primeira edição do relatório, criado para contribuir com o poder público brasileiro e revelar medidas que promovem um modelo de educação de qua- lidade para todo o Brasil. A ini- ciativa faz parte do plano “Edu- cação Já!” A consulta à especialistas em políticas educacionais e organi- zações que trabalham diretamente com os temas analisados contri- buíram na construção do docu- mento. O Amapá é citado por diversas vezes devido aos seus planos para valorização do siste- ma de ensino estadual. Uma das citações diz respeito à forma de distribuição do Impos- to sobre Circulação de Mercado- rias e Serviços (ICMS) para o alcance de resultados educacio- nais. O Amapá já possui uma lei que aprova a distribuição do ICMS de acordo com o desempe- nho educacional, servindo assim de exemplo para outros estados. “Alagoas, Amapá, Pernambu- co e Sergipe já aprovaram leis que incorporam a distribuição do ICMS de acordo com o desempe- nho educacional. Acre, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo já demonstraram inte- resse em seguir este caminho”. Criança Alfabetizada Além de investimentos, o rela- tório também destacou as estra- tégias criadas por estados para o fortalecimento das ações pedagó- gicas específicas. O processo de alfabetização deu destaque ao Programa Criança Alfabetizada, que busca a alfabetizar crianças na idade certa. O programa foi criado em 2019 pelo governador Waldez Góes, para que as escolas buscas- sem a valorização do processo de ensino-aprendizagem infantil. Professores, gestores e alunos for- mam o pilar que promove o des- taque deste projeto. “Importantes avanços em rela- ção às políticas de alfabetização aconteceram em diversos estados brasileiros (…) foram eles: Ama- pá, Espírito Santo, Paraná, Per- nambuco e Sergipe. Essa estraté- gia de colaboração entre Estado e municípios parte do importante reconhecimento de que os gover- nos estaduais podem ter um papel relevante no apoio técnico e financeiro aos municípios, mes- mo quando não são os responsá- veis diretos pela alfabetização”, pontua o texto.

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