Diário do Amapá - 25/03/2020

LUIZ MELO Diretor Superintendente ZIULANA MELO Diretora de Jornalismo Circulação simultânea em Macapá, Belém, Brasília e em todos os municípios do Amapá. Os conceitos emitidos em artigos e colunas são de responsabilidade dos seus autores e nem sempre refletem a opinião deste Jornal. Suas publicações são com o propósito de estimular o debate dos problemas amapaenses e do país. O Diário do Amapá busca levantar e fomentar debates que visem a solução dos problemas amapaenses e brasileiros, e também refletir as diversas tendências do pensamento das sociedades nacional e internacional. ZIULANA MELO Editora Chefe MÁRLIO MELO Diretor Administrativo DIÁRIO DE COMUNICAÇÕES LTDA. C.N.P.J: 02.401.125/0001-59 Administração, Redação e Publicidade Avenida Coriolano Jucá, 456 - Centro CEP 68900-101 Macapá (AP) www.diariodoamapa.com.br / / m meio a alarmante situação que estamos passando, nós administra- dores de condomínios tambémpre- cisamos nosadaptare colaborarparaanão propagação docoronavírus. Devemostor- nar algumas ações um hábito. Orientar colaboradores e prestadores de serviços para se policiarem com algu- mas atitudes comuns do dia a dia. Opovo brasileiroé, por natureza, muito caloroso, gosta de cumprimentar comabraço, beijo e aperto demão. Nestemomento precisa- mos ser responsáveis e mudar nossas ati- tudes, pois sabemosqueumadas inúmeras formas de contágio é o contato físico. Algumas das atitudes abaixo podem ajudar a evitar a propagação do vírus. *Evitarapertodemão,abraçosoubeijos. * Ter sempre por perto álcool gel para a descontaminação das mãos. * Lavar asmãos várias vezes ao dia, se possível comsabonetebactericida. Dê pre- ferência ao sabonete líquido e use toalha de papel descartáveis. * Se tossir ourespirar, sempre coloque seubraçooualgumlen- ço na frente, nunca a palma das mãos. Açõesque podemseradotadas pelo condomínio. * Sepossível, evitar as assembleias e reuniões de condomínio; * Sugerir que os eventos sejam cance- lados em prol de uma menor circulação de pessoas no condomínio; * Instalaçãode dispensers automáticos com álcool gel 70º; * Assepsia periódica dos leitores bio- métricos comswabsdeálcool isopropílico, que não danificam os equipamentos; * Disponibilização de álcool gel 70º aos moradores e visitantes nas clausuras de veículos das Portarias Sociais; * Interdiçãoda área de lazer ebrinque- doteca, academia, saunas, piscina coberta e todas as áreas fechadas, inicialmente por 30 dias, podendo se prorrogar; *Limpezae descontaminação periódicaacada 2horas emtodos os elevadores e batentes; * Limpeza de portas, maçane- tas, corrimão e outros pontos de grande manipulação; * Limpeza de aparelhos telefôni- cos, interfones, teclados, rádios de comunicação e tudo que é manipulado na guarita. Sugerimos, emprol da coletividade, que casos positivos de testes ou constatação da doença sejamreportados, demodoquepos- samos agir de maneira protetiva para com os demais moradores. Asinformaçõesserãomantidasemsigilo absoluto. Com simples ações podemos minimizar a propagação do vírus e virar essa página. pandemia do coronavírus levou muitas empresas auma novidade na modalidade de trabalho: o home office. Embora para algumas essa fosse uma prática já conhecida, para a maioria a mudança foi abrupta. E não poder estar no dia a dia com os funcionários temdeixadomuitos gestores inseguros. Afinal, como liderar à distância e manter a equipe comprometida com os objetivos? É interessante pensar na solução para esse problema em quatro pontos: 1- Demonstrar confiança A situação de trabalho em casa é nova para todos e pode ser que muitos funcio- nários tambémnão se sintam plenamente confiantes, com medo de não terem seus esforçosreconhecidos.Aí entraumacarac- terística essencial de líder: confiar e demonstrar confiança. Apenas conseguir ficar tranquilo emrelação àsentregas com qualidade nãobasta: aequipeprecisasentir essa segurança. Isso semostra coma dose certadecobrança-- nada deperguntarduas ou três vezes a mesma coisa caso a pri- meira resposta já tenha sido satisfatória - - e com sensatez na comunicação -- não ligar, mandar e-mails ou chamar no Whatsapp fora do horário de tra- balho ou durante o horário de almoço, por exemplo. 2- Saber delegar bem as tarefas Especialmente nestemomen- to de adaptação ao home office e mesmo de compreensão de tudo queestáacontecendonomundonão é uma boa ideia ser um chefe centra- lizador. O ideal é delegar as tarefas por atividade, enãoporhorário, deixandoclaro o que espera em termos de: detalhes da tarefa, suaimportância, prazoe resultados. Paraobomfuncionamentodohomeoffice paratodos, émelhor eliminar aexpectativa dehoras contínuas detrabalhoe potencia- lizar entregas e resultados. 3- Promover ensinamentos de produtividade Comopontuadoanteriormente, a situa- ção de home office é nova para funcioná- rios emtodosos níveishierárquicos. Cabe a quem está em cargos de chefia guiar a equipe para o melhor caminho da produ- tividade nesta realidade. É imprescindível deixar claro que é possível ter responsa- bilidade com liberdade e que não importa oqueos colaboradoresfaçamaolon- go dos dias, desde que entreguem tudo no prazo. No dia a dia isso vai se ajustando até não haver mais insegurança em nenhuma das partes. 4- Não separar mais o pessoal do profissional Reuniõespor videoconferência, esclarecimentosdedúvidaspor tele- fone, lembretes por Whatsapp. Ao mesmotempo, filhos emcasa, cachorro querendo um carinho, alguémchamando emoutro cômodo da casa. Acomunicação muda bastante quando há trabalho em home office, e o superior precisa entender que agora o funcionário está se desdobran- do emvários papéis -- o que não compro- mete seu rendimento. Demonstrar com- preensão e até mesmo abrir espaço para uma interação descontraída estreita o rela- cionamentoentreosuperior eosubordinado e aumenta tanto a confiança quanto a pro- dutividade. Acima de tudo, deve-se manter o foco noobjetivoprincipal. Por mais desafiadora que sejaa adaptaçãoaohome office, ameta deve continuar guiandocada decisão toma- da, mesmo que à distância.

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