Diário do Amapá - 31/03/2020
LUIZ MELO Diretor Superintendente ZIULANAMELO Diretora de Jornalismo Circulação simultânea em Macapá, Belém, Brasília e em todos os municípios do Amapá. Os conceitos emitidos em artigos e colunas são de responsabilidade dos seus autores e nem sempre refletem a opinião deste Jornal. Suas publicações são com o propósito de estimular o debate dos problemas amapaenses e do país. O Diário do Amapá busca levantar e fomentar debates que visem a solução dos problemas amapaenses e brasileiros, e também refletir as diversas tendências do pensamento das sociedades nacional e internacional. ZIULANAMELO Editora Chefe MÁRLIO MELO Diretor Administrativo DIÁRIO DE COMUNICAÇÕES LTDA. C.N.P.J: 02.401.125/0001-59 Administração, Redação e Publicidade Avenida Coriolano Jucá, 456 - Centro CEP 68900-101 Macapá (AP) www.diariodoamapa.com.br urante a fase de isolamento provocada pela pandemia de coronavírus, as pes- soas têm dedicado mais tempo para socializar virtualmente e buscar novos par- ceiros nas plataformas de encontros. É uma forma de minimizar os efeitos da solidão e aproveitar para conhecer commais profundidade os candidatos a um romance em potencial.Aplataforma de MeuPatrocí- nio – voltada para o relacionamento sugar – registrou um crescimento de 80% no número de cadastros semanais dos seus usuários nas últimas semanas. Antes do início da quarentena, 20 mil novos cadastros eram realizados semanal- mente. As sugar babies – jovens ambiciosas e determinadas a ter segurança emocional e financeira em uma relação amorosa – representavam 65% deste total. Os sugar daddies – homens maduros, poderosos e bem-sucedidos – cor- respondiam a 15% dos cadastros. A diferença fica por conta das sugar mommies, versão feminina dos daddies, e dos babies mascu- linos. Atualmente, o MeuPatrocínio está atendendo 36 mil novos usuá- rios por semana, um crescimento sig- nificativo. Outra diferença observada foi o tempo de permanência no site, cerca de 90 minutos diários, contra os 30minutos da média anterior. Os usuários estão focados nas telas de mensagens, listas de destaques e buscas. Antes da pandemia, a plataforma registrava 136 mil mensagens enviadas por dia. Hoje, mais de 1milhão demensagens são trocadas entre os usuários. Para Jennifer Lobo, CEO e fun- dadora da plataforma MeuPatrocí- nio, “em fases de paralisações, sempre registramos um aumento da procura na nossa plataforma, mas, desta vez, outros fatores cer- tamente influenciam.As pessoas têm mais tempo disponível e podem fazer buscas mais detalhadas para encontrar o perfil do parceiro ideal. Além disso, a socialização só tem crescido no mundo vir- tual e também é natural. Procurar um roman- ce, alguém com quemcompartilhar sua expe- riência de isolamento, é um antídoto contra a solidão e depressão”. Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um guia para prevenção da Covid-19 nasempresas. Odocumento digital de 18 páginas possui orientações e informações para auxiliar gestores e funcio- nários na identificação de casos suspeitos, formas de transmissão e grupos de risco do novo coronavírus. Segundo o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emma- nuel Lacerda, a cartilha foi produzida por médicos do trabalho e infectologistas e é baseada no Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde. “Esse rol de medidas inclui ventilação, higienização e desinfecção de ambiente de trabalho, desinfecções de ferramentas e equi- pamentos de trabalho, práticas de segurança no trabalho, como promoção de etiquetas respiratórias”, explica. Oguia reforça a importância de empresas e trabalhadores seguirem as orientações de conduta pessoal consolidadas pela Organi- zação Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Manter as pessoas informadas sobre a doença e estimular a redução de contatos físicos e a higiene cons- tante das mãos está entre as principais medi- das que as empresas devem tomar. O manual recomenda, ainda, que a empresa reforce o papel de seu serviçomédi- co na orientação dos funcionários e de seus familiares e na divulgação dos contatos dos serviços oficiais de saúde – Disque Saúde 136 e aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses canais recebem atualizações frequentes sobre informações falsas, infor- mativos sobre a doença, autodiagnóstico e mapa indicando as unidades de saúde mais próximas. Além disso, por conta do volume diário de informações que podem confundir a população, Lacerda ressalta que o documen- to será atualizado de acordo com novas orientações oficiais. “Oguia será atualizado semanalmente com informações. À medida que as autoridades públicas de saúde revisem seus protocolos, nós ire- mos incorporar a esse guia. Tudo é muito dinâmico. Estamos apren- dendo e a mensagem é que não podemos subestimar a gravidade da transmissão e do contágio desse vírus”, completa o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI. Recomendações O guia possui informações sobre os sin- tomas e modo de transmissão da Covid-19, além de orientações de como as empresas devem preparar o ambiente de trabalho para evitar que seus colaboradores contraiam ou transmitam o coronavírus. Isso inclui políticas e práticas de flexi- bilização do local e horário de trabalho para reduzir contato social na empresa, cuidados com a higienização pessoal do trabalhador e de equipamentos e a fixação de materiais informativos sobre etiqueta respiratória. O empresário e sócio-diretor da MB Ambientes, Felipe Bomtempo, conta que utilizou o material disponibilizado pelo SESI para equipar o local de trabalho com insu- mos de prevenção e orientar os 90 funcio- nários que produzem e vendemmóveis pla- nejados e que estão alocados na fábrica e em uma loja no Distrito Federal. “Eu recebi por e-mail a cartilha do SESI e elame ajudou a implantar as medidas.Até hoje a gente consulta algumas coisas, tem um informativo que a gente colocou no mural da empresa que a gente retirou da cartilha. Me ajudou bastante”, revela Bom- tempo. Além disso, a rede SESI tem realizado campanhas de vacinação, com a apli- cação de mais de um milhão de doses da vacina da gripe em pro- fissionais da indústria e seus fami- liares. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas são parecidos. “Estamos focando em ações do Sis- tema Indústria que vão ao encontro das necessidades da sociedade, do país e da indús- tria brasileira”, reforça o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi. “Indústria contra o coronavírus” O SESI não é a única instituição ligada à indústria que temse preocupado em amenizar osefeitosda pandemia de Covid-19 e proteger quem produz e quem consome. Por meio da campanha nacional “A indústria contra o coronavírus”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ServiçoNacional deApren- dizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e as Federações das Indústrias dos 26 estados e doDF têm levado informação e tomado medidas para reduzir os impactos econômicos e preservar vidas. O SENAI, por exemplo, abriu vagas gra- tuitas em cursos a distância voltados à indús- tria 4.0, que inclui temas ligados à tecnologia, como Blockchain, Lean Manufacturing e BIM (Building Information Modeling). Os cursos têm carga horária de 20 horas e estarão disponíveisaté junho. Para ter acesso aos cur- sos e às vagas, basta acessar a plataforma Mundo SENAI e fazer um cadastro. Essa foi a alternativa encontrada pela instituição para levar educação e capacitação profissional nes- se período em que milhões de brasileiros pre- cisam ficar confinados dentro de casa.
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