Diário do Amapá - 10/12/2024

A RÁDIO O JORNAL AGORA WEBTV Luiz Melo |OPINIÃO | DIÁRIO DO AMAPÁ TERÇA-FEIRA | 10 DE DEZEMBRO DE 2024 FALECOMOLUIZMELO E-mail: luizmello.da@uol.com.br Blog: www.luiz melo.blog.br Twitter: @luizmelodiario Instagram: @luizmelodiario© 2018 3 RAPIDINHAS APOIO - Quilombo Mel da Pedreira foi o local escolhido, nesta segunda, 9, para cerimônia de lançamento de nova linha de financiamento para agricultores familiares, com presença de autoridades federais, estaduais e municipais. ■ ROCK DOIDO! - Como prometido, Furlan já anunciou para 31/12 o rock doido do ‘Poderoso Rubi’ - a nave do som, como mais uma atração para o ‘Festival Fim de Ano’ da Prefeitura de Macapá. “É rock doido pra todas e todos, do jeitinho que as torcidas gostam e vibram”, diz o prefeito, animado. ■ Honraria Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores daÁrea Internacional eDiplomática (Abranjinter) concede a LuizMelo [Jornal/RádioDiário] título de ‘Jornalista doAno de 2024.’ E justifica: “Pelo seu trabalho, dedicação e zelo, independente e responsável, destacando compromisso coma verdade, a ética e a busca prla informação”, no registro do reconhecimento. Honraria entregue nesta segunda 9, na Câmara dos Deputados, emBrasília, quando, alémde profissionais daGlobo (Ana Flor), IstoÉ, Revista Caras, SBT e Record, também foramhomenageados diplomatas e embaixadores de países comsede na capital federal. Prefeito Furlan e deputado Acácio, no fim de semana, entregaram 134 apartamentos do programa ‘Casa Macapá’. Foi a segunda entrega. Na primeira, em 2022, a entrega foi de 300 moradias. Habitação O debate sobre o uso de câmeras corporais para policiais se intensifica. Tarcísio de Freitas (SP) recuou e agora apoia a medida, enquanto Ronaldo Caiado (GO) se mantém contra. No Amapá, Clécio ainda não se posicionou. Olho vivo Construção de megaponte de 12,4 quilômetros, entre Salvador e a ilha de Itaparica, deve destravar a partir de um acordo entre o Governo da Bahia e o consórcio de empresas chinesas, que prevê um investimento total de R$ 9 bilhões, entre recursos públicos e privados. Renegociada Reformada e ampliada, GEA entrega a Escola Quilombola Estadual Antônio Figueiredo da Silva, no Torrão do Matapi, área rural de Macapá. A comunidade agradece. Educação Proibição de celular em escolas de SP, a partir de 2025, lei inclusive já sancionada pelo governo paulista, é um bom exemplo a seguir país adentro - Amapá no meio. Alap com a palavra. Não pode Pedra Branca e Itaubal já são contemplados, cada um, comconjunto habitacional do programa ‘Casas da Gente’, idealizado pelo senador Davi e executado pelo governo do estado e município. Uma pegada apenas para os municípios interioranos. Moradia Selo Diamante conquistado pelo governo do estado, duas vezes seguidas - 2023 e 2024 -, avalia entre as unidades federativas o grau de transparência entre elas. No cômputo geral, o Amapá é o 5º do país, com nota acima de 97. Destaque Conselheira do CNMP, procuradora de justiça Ivana Cei tem posição definida sobre câmera corporal em policiais militares: medida tanto é boa para as pessoas abordadas como para os bons policiais. Governo do Amapá, nestes 2 anos de gestão de Clécio Luís, emplaca transparência com reconhecimento dos tribunais de contas, através do Selo Diamante, a maior honraria de transparência pública do país. Em alta principalmente no meio social mais vulnerável, as apostas em plataformas digitais (bets), no ver do requisitado psicólogo, têm efeitos semelhantes aos da dependência química, na mente das pessoas. Discussão FROM Brilho Com o prefeito Bruno virando a chave, a partir de praça pública, inclusive, luzes de Natal já estão acesas em Tartarugalzinho. Nos trinques. Dever de casa Droga Basa e Caixa Econômica serão os agentes liberadores de financiamento para agricultura familiar noAmapá, emnovos moldes acordados pelos ministérios do interior e do desenvolvimento regional, e agrário. Fontes A subvalorização ou negligência de grandes es- critores em salas de aula do ensino médio e, por vezes, em cursos de graduação, pode ser resultado de diversos fatores no mundo atual. Essa tendência pode ser analisada sob diferentes pers- pectivas como foco em “Currículos Padronizados”; ênfase na tecnologia e habilidades específicas; desafio no tempo de aula; desconexão com a realidade atual; busca por conectividade virtual e a influência das redes sociais. Muitos sistemas educacionais adotam currículos padronizados que priorizam uma abordagem mais pragmática e voltada para exames. Esses podem limitar a inclusão de autores clássicos em detrimento de materiais mais específicos e direcionados para testes padronizados. A demanda por profissionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) muitas vezes resulta na subvalorização das disciplinas humanísticas. Isso sem levarmos em conta as restrições de tempo nas salas de aula que influenciam escolhas de leitura. Professores enfrentam pressões para cobrir uma variedade de tópicos e padrões, o que pode limitar o espaço para a exploração de obras literárias extensas. Alguns educadores podem argumentar que as obras de grandes escritores estão desconectadas da realidade atual dos estudantes. A linguagem arcaica e os temas específicos do contexto histórico podem parecer menos relevantes em comparação com temas mais contemporâneos. No entanto, temo que lembrar que a falta de fa- miliaridade ou formação específica por parte dos educadores em relação a escritores clássicos também pode contribuir para sua ausência nas salas de aula. Professores muitas vezes são incentivados a se con- centrar emmétodos modernos de ensino e conteúdos mais acessíveis. Em alguns casos, a falta de diversidade na seleção de autores pode contribuir para a percepção de que apenas um conjunto limitado de vozes merece des- taque. Isso sem falar que, muitos profissionais da Educação hoje, também não tiveram contato com livros e trabalhos dos grandes pensadores do passado. Isso pode levar à subvalorização de escritores de di- ferentes origens e perspectivas. Amigração para plataformas digitais e o aumento do uso de tecnologia na educação podem não ter acompanhado completamente a integração de autores clássicos nesses formatos, dificultando sua incorpo- ração às práticas modernas de ensino. Em face desses desafios, muitos educadores e defensores da literatura clássica continuam a argu- mentar pela importância de expor os alunos a escri- tores influentes como uma forma de enriquecer sua compreensão do mundo, promover a empatia e de- senvolver habilidades críticas de pensamento. A rea- valiação do papel desses escritores nas salas de aula pode ser crucial para cultivar uma educação mais completa e holística. Pensemos agora sobre o futuro que queremos ou viveremos em tempos que não conheceremos mais aqueles que lutam por uma sociedade mais culta, educada e que valoriza o SER como humano. ■ A necessidade atual de autores clássicos nas salas de aula E-mail: gregogiojsimao@yahoo.com.br GREGÓRIOJ.L. SIMÃO Radialista e estudante de Filosofia

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