Diário do Amapá - 20/12/2024

CIDADES SEXTA-FEIRA | 20 DE DEZEMBRO DE 2024 10 |CIDADES | DIÁRIO DO AMAPÁ FALECOMAREDAÇÃO E-mail: diario-ap@uol.com.br site: www.diariodoamapa.com twitter: @diariodoamapa Instagram: @diariodoamapa O Governo do Amapá está ampliando a oferta de vagas para o ensino em tempo integral nas escolas públi- cas estaduais, passando das atuais 31 unidades para 38 escolas que terão esse modelo no ano letivo de 2025. A mudança cumpre as metas dos planos Nacional e Estadual de Educação e cumpre as diretrizes do Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal. Das 38 escolas que ofertarão o ensino integral no próximo ano, 33 compreendem o ensino médio, 22 terão turmas do ensino funda- mental nos anos finais (6º ao 9º ano) e outras 5 escolas atenderão, pela primeira vez, alunos do en- sino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). A educação integral prevê o desenvolvimento dos alunos de forma mais ampla, abrangendo aspectos intelectuais, f ísicos, cul- turais, sociais e relacionais. Ou seja, além das disciplinas regula- res, há a oferta de matérias eleti- vas, cursos técnicos, aulas práticas em laboratórios e outras atividades e projetos complemen- tares. Segundo a coordenadora de Implantação das Escolas de Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Carla Beatriz, o aumento das vagas para o ensino integral é uma re- paração histórica na educação brasileira. “Além da excelência acadê- mica, com conteúdos qualifica- dos, há a formação para a vida, para se viver em sociedade. O tempo integral é para garantir que a educação também seja in- tegral”, explica Beatriz. ■ AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO A Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secre- taria Municipal de Educação, destaca trabalhos dos Percursos Formativos, desenvolvidos por professores da Educação Infantil da rede municipal, que tiveram seus projetos selecionados pela Universidade Federal do Amapá, através da Leitura e Escrita na Edu- cação Infantil (LEEI). Seus trabalhos vão compor o acervo do Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e o E-book do MEC, e ficarão disponíveis como práticas exitosas, com acesso para todas as secretarias de edu- cação do Brasil. Os trabalhos dos Percursos Formativos desenvolvi- dos pelos cursistas do Programa Criança Alfabetizada e LEEI, foram apresentados no Seminário de Encerra- mento do LEEI-Norte 2024, na modalidade on-line com transmissão ao vivo pelo You Tube. Foram submetidos 32 projetos de Relato de Expe- riências das escolas da rede municipal de Macapá – Educação Infantil (1º e 2º períodos), e desses, foram es- colhidos os três, que representaram os professores da Secretaria Municipal de Educação. Projetos selecionados: Creche Eliana Azevedo, formadora, orientadora do PCA/LEEI: Camila Baia, professora cursista: Lau- diceia da Silva Sousa e Maria de Jesus Braga Monteiro de Moura – projeto submetido: PROJETO DE LEI- TURA FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA: lei- tura dentro e fora da escola de maneira diversificada e lúdica; Centro Educacional Carmela Bonassi, formadora orientadora PCA/LEEI: Vera Figueiredo, professora cursista: Márcia Rosiane Moraes Teixeira Nery, projeto submetido: SARAU LITERÁRIO INFANTIL: o mundo mágico da leitura, e do formador do PCA/LEEI: Wilson Moreira da Cruz, com o projeto: DE VOLTA À INFÂN- CIA: um relato de experiência na formação do LEEI com professores do município de Macapá-AP. ■ PRÁTICAS EXITOSAS N esta quinta-feira (19), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou o primeiro ecocardio- grama transesofágico (ETE) na rede pública. Este exame de alta tecnologia possibilita imagens deta- lhadas do coração e dos vasos sanguíneos, garan- tindo máxima qualidade e precisão. O ETE amplia os serviços cardiológicos já ofer- tados no ambulatório Avança Coração, marcando um avanço significativo na rede municipal de saúde. Com essa conquista, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (CEPPAES) se torna o primeiro espaço público do Amapá a disponibilizar esse tipo de ul- trassom, ampliando as opções de diagnóstico para a população. O ETE é capaz de identificar, com precisão, uma série de anomalias e doenças cardíacas, como pro- blemas nas válvulas do coração, infecções, coágulos, malformações congênitas, tumores e até causas de AVC de origem cardíaca. ■ hj O prazo para a confirmação de matrícula de alunos da edu- cação especial encerra nesta sexta-feira, 20. Pais e respon- sáveis que fizeram a pré-matrícula no site, iniciada na segunda-feira, 16, devem confirmar o procedimento de forma presencial na escola selecionada Para isso, é necessário apresen- tar os seguintes documentos: •Certidão de Nascimento; •Identidade (RG) do estudante e do responsável; •CPF do estudante e responsável; •Comprovante de residência ou declaração; •Cartão do SUS; •Cartão ou declaração de vacina atualizado; •Cartão ou comprovante do Bolsa Família; •Foto 3×4 recente; •Ressalva ou Histórico Escolar (no caso do não término do ano letivo, apresentar declaração contendo in- formação de aprovado); •Laudo médico e/ou Relatório Pedagógico do AEE da escola anterior do aluno. As vagas prioritárias são destinadas a alunos com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades/superdotação, que possuem direito a 20% do total de vagas disponibilizadas. Os alunos com necessidades especiais também podem participar das demais etapas de matrícula, no for- mato de ampla concorrência. ■ Projetos de professores da rede municipal são selecionados para compor e-book e acervo do MEC Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes passa a ofertar o exame Ecocardiograma Transesofágico AMPLIADA OFERTA DE VAGAS EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL PARA ANO LETIVO DE 2025 EDUCAÇÃO Prazo para confirmação da matrícula de alunos da educação especial nas escolas públicas encerra nesta sexta, 20 AUMENTO

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