Diário do Amapá - 08/11/2025

| NOTA 10 | DIÁRIO DO AMAPÁ SÁBADO | 08 DE NOVEMBRO DE 2025 14 Projeto que representará o Amapá na Olimpíada Nacional de Cartografia é apresentado à Seed ETAPA FINAL O projeto que representará o Amapá na final da Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), que acontecerá de 17 a 22 de novembro, no Rio de Janeiro, foi apresentado nesta sexta-feira, 7, para a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A vaga nacional foi con- quista por quatro alunas e um professor da Escola Quilombola Esta- dual David Miranda dos Santos, localizada na comunidade São José do Matapi, na zona rural de Macapá. “Esse é o momento que a gente está conhecendo uma produção educacional que participa de uma Olimpíada Brasileira e que, na sua etapa regional, pôde ser ali avaliada como a melhor do Norte. A gente percebe a qualidade do trabalho desenvolvido e do jogo, que re- forçam a nossa cultura, nossa ancestralidade e nossa realidade ama- zônica plural diversa. Ficamos muito felizes que a escola está levando essa nossa identidade para o Brasil. Esse tipo de produção envolve a comunidade escolar de forma inovadora, e é disso que precisamos cada vez mais”, frisa a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias. O objetivo da apresentação foi demonstrar como aconteceu toda a construção do projeto, que resultou na criação do jogo de tabuleiro “Caminhos Quilombola: Raízes doMatapi”, que combina trilhas, de- safios cartográficos e comunitários, elaborado pela equipe por meio de pesquisas dentro da própria comunidade quilombola, com apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). “Nosso projeto é todo ambientado na nossa comunidade, nos pon- tos que temos ali, nas pessoas que fazemparte da comunidade, porque nadamelhor do que falar de um jogo de pertencimento, de identidade cultural. Hoje estamos aqui com o objetivo de fazer essa divulgação para que outras escolas também se inspirem na gente, e tratem desse pertencimento para dar visibilidade para as escolas quilombolas”, ex- plica o professor orientador do projeto Bruno Brandão. A iniciativa contou com a participação de alunas do ensino fun- damental e médio da unidade escolar. Uma delas é a Kathleen Da- niele, de 19 anos, que diz estar aprimorando alguns aprendizados ao longo do processo da Olimpíada. “É algo inovador para a gente. Está sendo algo de muito aprendizado ao longo de várias etapas. A gente aprendeu a se comunicar melhor, ser mais unido como comunidade também”, conta Kathleen . ■ ● “O homem precisa cuidar da saúde também. Estamos no mês que reforça esse cuidado. O Mercado Central é um lugar estratégico para começar a campanha, achei prático, vim logo vacinar e fazer meus exames”. OZORIO RAMOS Aposentado PRISCILA MAGNO Secretária da juventude “O programa Jovem Descolado prepara a juventude para o empreendedorismo e para a entrada no mercado de trabalho. Está mudando a vida de muitos deles, não só na capital do estado, mas também no interior”. “Não bote pressão no aluno, pelo contrário, auxilie-o, deixe-o liberado, porque ele precisa ficar calmo. Afinal, a prova não é difícil, mas cansativa”. JÉSSICA MONIQUE Professora especialista em Redação “O enfrentamento ao trabalho escravo e à exploração laboral exige união de esforços. Essa parceria com o TRT-8 reforça nosso compromisso de assegurar os direitos humanos e com a construção de um mercado de trabalho mais justo e seguro para todos, sobretudo para este novo momento econômico do Amapá”. FRASES DA SEMANA CLÉCIO LUÍS Governador do Amapá “Somos, sim, um modelo de equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental. O potencial eólico e solar de nosso estado é algo real e temos trabalhado incansavelmente para darmos esse grande passo para o desenvolvimento econômico do estado e do país”. DAVI ALCOLUMBRE Presidente do Senado C raque de ensino de Redação para provas do Enem, a pro- fessora Jéssica Monique deu umshownamanhã desta sexta-feira, 7, no programa ‘LuizMeloEntre- vista’ (DiárioFM90,9), dando dicas sobre a prática nesta antevéspera da primeira rodada do exame a aconte- cer domingo, dia 9, em todo o país. “A ansiedade rouba muitos so- nhos”, começou dizendo a professora com a orientação de que o estudante nãodeve ter pensamentos como “não sou capaz”, mas ficar calmo, pois para a prova ele estudou de acordo com a sua realidade, fez o que pôde. Em seguida, aconselhou que es- tudos para a prova de domingo, só até hoje; o sábado será para descanso, pois o cansaço, alertou, como a an- siedade, também tiramuitos sonhos. A professora Jéssica deu a se- guinte dica: comece a prova pela Re- dação, fazendo rascunho e projeto de texto durante os 40 minutos iniciais. Depois, inicie com as questões do exame. Somente hora e meia ou duas horas depois é que o aluno deve vol- tar para a Redação. Neste tempo, a mente dele vai estar mais adaptada à prova e ideias fluirão mais facil- mente. Então, poderá passar a limpo a Redação. A mestra ressaltou que o texto deve focar em todos os assuntos do tema. Deu exemplo: se o tema fosse ‘A falta de consciência ambiental frente às mudanças climáticas no Brasil,’ o aluno, na Redação, teria que abordar os dois assuntos, tendo o cuidado para não focar só emum, ou focar só no eixo temático meio am- biente. Ponto fundamental e essencial na Redação é o estudante fazer revisões de crase, vírgula e concordância ver- bal antes da prova. Esses são elemen- tos que muito reprovam na confecção de textos no Enem. A professora Jéssica Monique mostrou que outra coisa fundamen- tal é o aluno ler as atualidades, no caso de agora, COP30, segurança pública, crime organizado, sempre priorizando a realidade brasileira, detalhe preferencial. ■ PROFESSORA JÉSSICA DÁ DICAS VALIOSAS PARA QUEM VAI FAZER O ENEM FALECOMAREDAÇÃO E-mail: diario-ap@uol.com.br site: www.diariodoamapa.com twitter: @diariodoamapa Instagram: @diariodoamapa NOTA 1 ENEM 2025

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