Diário do Amapá - 22/11/2025

A RÁDIO O JORNAL AGORA WEBTV Luiz Melo |OPINIÃO | DIÁRIO DO AMAPÁ SÁBADO | 22 DE NOVEMBRO DE 2025 FALECOMOLUIZMELO E-mail: luizmello.da@uol.com.br Blog: www.luiz melo.blog.br Twitter: @luizmelodiario Instagram: @luizmelodiario© 2018 3 FROM RAPIDINHAS CONCORRÊNCIA - Imediatamente após lançamento do edital, quarta, 19, foram abertas inscrições para concurso público para guarda civil e agente de trânsito de Macapá. Elas vão até 22 de dezembro, online, com taxa de 130 reais. Certame oferta 160 vagas – 100 para guarda municipal, 20 para guarda músico e 40 para agente de trânsito. ■ ELAS - CCJ da Câmara aprovou projeto que amplia presença de mulheres na construção civil, prevendo 2 medidas principais: cursos de qualificação profissional e reserva de 5% a 10% das vagas operacionais e gerenciais para mulheres em empresas do setor que participam de licitações públicas. ■ BRASIL - Entidades que defendiam mulher no STF criticam indicação de Messias. Entidades afirmam que escolha reforça padrão de exclusão de mulheres e pessoas negras na Corte. ■ No forno Após GEA divulgar resultados preliminares com aprovados nos concursos para oficiais da PM e Corpo de Bombeiros, governador Clécio informou nesta sexta (21) que já tem comissão trabalhando em mais 3 certames: Polícia Civil, Sesa e Seed. As oportunidades serão para cargos em diversos níveis de escolaridade. Segundo o governador, os editais serão lançados ainda no primeiro semestre do ano que vem. Enfim! Bruno Mineiro tem se destacado como prefeito amapaense com trânsito em todas as vertentes políticas. Na foto, ele com o ministro Waldez (MIDR) e vice- governador Teles Júnior. Quem ganha é o município de Tartarugalzinho. Regulamentação da aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias será votada terça-feira, 25, pelo Plenário do Senado. Anúncio foi feito por meio de nota à imprensa assinada pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. Aposentadoria especial para agentes de saúde será votada na terça (25), anuncia Davi. Em nota, o senador destaca que a proposta representa ummarco para milhares de profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado direto da população brasileira. Homens e mulheres que, todos os dias, enfrentam sol e chuva para assegurar saúde, prevenção e orientação às famílias em cada canto do país. Reconhecimento “O Centro de Radioterapia do Amapá nasce para transformar vidas, aliviar dores e devolver esperança a milhares de famílias amapaenses. Um sonho ganhando forma; uma das maiores emoções da nossa caminhada pública”, comemora Davi Alcolumbre, mas sempre dividindo louros com o governador Clécio Luís. Nasce um sonho Superintendente Alcilene Cavalcante (Sebrae) à frente de seminário na entidade que dá vez e voz ao setor da economia criativa com presença de empreendedores da moda, música, cinema e dança, entre outras áreas. Nesta sexta, 21. Importância “Começamos a agir para que quando sair o primeiro barril de petróleo da costa do Amapá a Transpetro estar presente”, previsão de Sérgio Bacci, titular da subsidiária da Petrobras, quando esteve em Macapá, nessa quinta, 20. Alvíssaras Ex-vereador de Macapá e secretário adjunto de assistência hospitalar, Rinaldo Martins vai exercer, acumulativamente, o cargo de diretor-presidente da Fundação de Saúde Amapaense, vinculada à SESA, a contar de 24 de novembro de 2025. Missão Relacionamentos Clécio e primeira-dama Priscila Flores, asseguram que novo CEO será referência em odontologia no Brasil. Randolfe, que destinou emenda de R$ 10 milhões para obra, também registra que parceria pelo sorriso já entregou 5 unidades odontomóveis a municípios, e que após assinatura da Ordem de Serviço seria entregue outro, emSantana. Referência Procuradoria eleitoral pede cassação e inelegibilidade de prefeito e vereador de Pedra Branca do Amapari. Marcelo Pantoja e Daniel Ferreira, ambos do União Brasil, são acusados de comprar votos, transportar e transferir eleitores de forma fraudulenta. Ilegalidades P assei o semestre reestudando a História da Igreja Católica para auxiliar a Escola de Teo- logia Para Leigos São José de Anchieta da Diocese de Caraguatatuba e enquanto assistia ao especial do Brasil Jazz Sinfônica para o Dia da Cons- ciência Negra - um programa excepcional da TV Cultura-, fiquei refletindo sobre quando foi que a Igreja começou a ser contra a escravidão. Embora a escravidão não seja somente de negros da África meridional, para a América é o que importa. Eu sempre fui visto como branco, mas minha bisavó materna foi escrava liberta pela Lei Áurea. Em verdade, a Igreja Cristã, denominada Católica a partir do ano 103, já herdara dos judeus o Antigo Testamento, que se manifestava contra a escravidão, limitando sua ação, ao menos contra os próprios hebreus, como vemos em Êxodo (21,2-3): quando comprares um escravo hebreu, ele servirá seis anos, no sétimo sairá livre, sem pagar nada; se entrou so- zinho, sozinho sairá, se tiver mulher, sua mulher partirá com ele. Mas é claro, Moisés não era um cara legal assim, então tinha a pegadinha para favo- recer os ricos (Ex 21,4-10). Em Deuteronômio (15,12-18), repete-se a lei dos seis anos, mas iguala homem e mulher, e que, ao libertar, "não o deixarás partir com as mãos vazias (v. 13), mas lhe dá alguma coisa dos teus re- banhos e uma parte dos bens (v. 14). Lembra-te de que estiveste em servidão no Egito e é por isso que hoje te imponho esse mandamento (v. 15). E, claro, mantém a pegadinha (v. 16 e 17). Interessante con- clusão: não te seja penoso libertá-lo, porque o serviço que te prestou durante seis anos valeu bem o dobro do salário de um mercenário (v. 18). Havia ainda a Lei do Ano do Jubileu (Lv 25,39- 55): a cada 50 anos, todos os escravos hebreus de- veriam ser libertados e suas propriedades familiares restauradas. Preciso pesquisar os livros de história para saber se isso aconteceu alguma vez... De qualquer forma, o hebraico era pobre, servo e criado era ‘eved ( דֶבֶע ) que os tradutores da Sep- tuaginta traduziram para doulos (δο ῦ λος, escravo), perdendo oportunidade para precisar. O Novo Tes- tamento usa bastante, como em Efésios (6,5-9), alertando os senhores que Deus não faz distinção de pessoas (mesmo que Cl 3,22-4,1), mas conformista em Timóteo (1Tm 6,1-2), certamente não foi Paulo quem escreveu isso. Paulo ainda usa a "doulia" como metáfora, "escravos de Deus", em Romanos (6,15- 23) e Coríntios (1 Cor 7,20-24). Outras palavras gregas do koiné passam a ser utilizadas, como diákonos (διάκονος, servo, não es- cravo); pais (πα ῖ ς, criança, filho, servo, como o do Centurião, provavelmente era filho dele, não servo); oiketēs (ο ἰ κέτης), servo doméstico, aquele que não pode servir a dois senhores de Lucas (16,13), aparece também em Atos (10,7), bem traduzido na Ave Maria como criados; e somaton (σωμάτων), corpos, na lista de mercadorias em Apocalipse (18,13). E vem de Gálatas (3,28) o que se tornaria o prin- cípio teológico que, séculos depois, seria a base para derrubar a escravidão: já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. ■ A Bíblia e a escravidão E-mail: mariosaturno@uol.com.br MARIO EUGENIO Tecnologista Sênior

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