Diário do Amapá - 26/04/2025
| ECONOMIA | DIÁRIO DO AMAPÁ 7 ECONOMIA SÁBADO | 26 DE ABRIL DE 2025 A Petrobras anunciou nesta quin- ta-feira (24) que fechou uma par- ceria comercial com a Vale para abastecer um navio afretado pela mine- radora comcombustível bunker misturado a conteúdo renovável, proveniente de óleo de cozinha usado. Bunker é o nome dado ao combustível utilizado em embarcações marítimas, originado de combustível fóssil, emissor de gases do efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2). O produto que abastece a embarcação afretada pela Vale conta com 24% de biodiesel originado do processamento de óleo de cozinha usado. Esse combus- tível com teor renovável é chamado de Very Low Sulfur (VLS) B24 (Muito Baixo Teor de Enxofre, em tradução livre). A parceria, ainda em fase de testes, foi feita por meio da Petrobras Singapore, representante da estatal brasileira em Singapura, país asiático. A embarcação que recebeu o biobunker na última ter- ça-feira (22) é o navio graneleiro Luise Oldendorff, da empresa Oldendorff Car- riers, contratada pela Vale para o trans- porte de minério. Descarbonização O VLS 24 foi formulado na Ásia pela própria Petrobras Singapure a partir de 76% de óleo combustível fóssil produzido em refinarias da estatal brasileira e 24% de biocombustível comprado na região. De acordo com comunicado da em- presa, “o teste com biobunker dá conti- nuidade à parceira estratégica entre a Petrobras e a Vale, que prevê o forneci- mento de produtos com foco em com- petitividade e no avanço da pauta de descarbonização”. Por ter a presença de conteúdo re- novável, o bunker emite menos gases do efeito estufa, responsáveis pelo aqueci- mento global e mudanças climáticas. A parceria comercial está alinhada a um acordo da Organização Marítima In- ternacional (IMO, na sigla em inglês) para zerar, até 2050, as emissões no setor de transporte de navios ─ incluindo ini- ciativas de compensação, o chamado net zero. A IMO é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) responsável pela regulamentação do transporte ma- rítimo. O Brasil é um dos 176 países in- tegrantes da organização. Se ratificado, o acordo deve ser adotado em outubro e entra em vigor em 2027. Busca por soluções No anuncio da parceria, a Petrobras lembra que a Vale tem a meta de reduzir as emissões de diretas e indiretas de GEE em 33% até 2030. A estatal brasileira citou ainda que a iniciativa “está alinhada à estratégia de desenvolvimento e oferta de novos pro- dutos, em direção a um mercado de baixo carbono, e de inovar para gerar valor para o negócio, viabilizando soluções em novas energias e descarbonização”. De acordo com a presidente da Pe- trobras, Magda Chambriard, a companhia está desenvolvendo combustíveis “cada vez mais sustentáveis” para “entregar ao mercado produtos mais verdes e reforçar nossa estratégia de descarbonização”. O CEO (diretor-executivo) da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que a área de navegação da mineradora tem avaliado diversos cenários para reduzir as emissões de GEE no transporte marítimo. “O que inclui o desenvolvimento de soluções multicombustíveis para navios novos e existentes que transportamnossos produtos globalmente”, declarou. ■ PETROBRAS ABASTECE NAVIO DA VALE COM MISTURA DE ÓLEO DE COZINHA USADO CONTEÚDO RENOVÁVEL V Foto/ Petrobras/Divulgação A formação bruta de capital fixo (FBCF) da eco- nomia brasileira cresceu 6,9% em 2024, se com- parada com o ano anterior, apurou e divulgou nesta quinta-feira (24) o Instituto de Pesquisa Econômica Apli- cada (Ipea). O indicador representa o volume de investi- mentos direcionados para ativos produtivos, como má- quinas e equipamentos. O desempenho de 2024 é o melhor desde 2021, quando a FBCF apresentou ampliação de 19,03% sobre o ano de 2020, o mais impactado pela pandemia de co- vid-19. Para chegar a esse número, o Ipea busca informações sobre investimentos emmáquinas, equipamentos e obras produtivas em todo o país. Em 2023, o resultado anual representou uma queda de 2,65% em relação a 2022. O Indicador Ipea de Investimento Líquido e Estoque de Capital é apurado mês a mês. Em dezembro de 2024, os investimentos apresentaram evolução de 1,5% ante dezembro do ano anterior, maior resultado desde 2014. Em 2023, o aumento havia sido de 0,6%. O Ipea contextualiza que o resultado positivo de de- zembro de 2024 apresenta ritmo de crescimento inferior ao observado nas fases de maior dinamismo da década de 2000, quando a taxa chegou a 3,6% no pico em 2011. O documento elaborado pelos pesquisadores Marco Cavalcanti, Bruno Cordeiro e Felipe Cornelio nota que no ciclo de 2020 a 2024, os quatro primeiros anos (até 2023) o estoque de investimentos foi puxado pela cons- trução, enquanto o setor de máquinas e equipamentos apresentava recuo. Já em 2024, a evolução dos investi- mentos contou com contribuição relevante de todas as categorias, mas especialmente do setor de máquinas e equipamentos. ■ FBCF Investimento produtivo cresce 6,9% em 2024, mostra indicador do Ipea ● FALECOM0COMERCIAL E-mail: comercial.da@bol.com.br site: www.diariodoamapa.com twitter: @diariodoamapa Instagram: @diariodoamapa
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