Diário do Amapá - 19/07/2025
A terceiramaior fabricante de aero- naves do mundo, atrás apenas da Boeing e da Airbus, a Embraer estima que o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos (EUA) contra o Brasil poderá causar umimpacto na companhia similar ao da pandemia de covid-19. Na época, a companhia teve cerca de 30% de queda de receita e precisou reduzir em torno de 20% o quadro de funcioná- rios. Segundo a empresa, o tarifaço deverá elevar o preço de cada avião vendido aos EUA em cerca de R$ 50 milhões. Consi- derando o período até 2030, o impacto poderá significar R$ 20 bilhões emtarifas. De acordo com o diretor executivo da companhia (CEO), Francisco Gomes Neto, a alteraçãonos preços das aeronaves deverá gerar cancelamento de pedidos, postergação de entregas, revisão do plano de produção, queda de geração de caixa, e redução de investimentos. “Nãohá como remanejar encomendas de clientes dos Estados Unidos para outros mercados. Não tem como rema- nejar essas encomendas. Avião não é commodity. O maior mercado de avião executivo é nos Estados Unidos. Não tem como reposicionar isso para outros mercados”, destacouGomes ementrevista na terça-feira (15). As exportações para clientes estadu- nidenses representam 45% da produção de jatos comerciais e 70% de jatos execu- tivos da companhia. Segundo o CEO, a tarifa de 50% poderá inviabilizar a venda de aviões para os Estados Unidos. “Cin- quenta por cento de alíquota é quase um embargo. É não é só para a Embraer, é para qualquer empresa. Cinquenta por cento dificultam ou inviabilizam as ex- portações para qualquer país. É umvalor muito elevado. E, para avião, é mais im- pactante ainda devido ao alto valor agre- gado do produto”, destacou Gomes. Possibilidade de negociação Otarifaço sobre oBrasil atingirá tam- bém os produtores americanos, e isso poderá ajudar em uma eventual nego- ciação, disse o diretor executivo da Em- braer. Segundo ele, nos próximos cinco anos, até 2030, a Embraer tem potencial de comprar US$ 21 bilhões em equipa- mentos norte-americanos para equipar os aviões produzidos pela empresa bra- sileira. “Por isso que nós achamos que uma solução negociada é possível”, disse Gomes. “A gente foi lá [nos Estados Unidos] paramostrar issopara eles. Eles entendem isso, mas eles queremver uma negociação bilateral avançando, como eles estão bus- cando em vários outros países”, acres- centou. Gomesmostrou-se confiante emum acordo entre oBrasil e os EstadosUnidos, tal como o recente acordo anunciado pelos norte-americanos e Reino Unido, com o retorno da tarifa zero para o setor aeronáutico. “Houve concessões de ambas as partes e, no caso do do setor aeroespacial, a alí- quota era de 10%. A gente está otimista com a situação, e esse exemplo aí do acordo entre o Reino Unido e os Estados Unidos fica como uma boa base para o Brasil também”, acrescentou. ■ EMBRAER: TARIFAÇO PODE TER IMPACTO SIMILAR AO DA PANDEMIA DE COVID-19 V Foto/ Reprodução EXPORTAÇÕES ECONOMIA | ECONOMIA | DIÁRIO DO AMAPÁ 7 SÁBADO | 19 DE JULHO DE 2025
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