Diário do Amapá - 06/08/2020

/ / / / azul 3>6 magenta 4>8 Davi e Bolsonaro assinam acordo de R$ 100 milhões para expandir distri- buição de energia elétrica, e a região do Bailique, no Amapá, será a 1ª região aten- dida pela Eletronorte. Capiberibe (PSB), que lançará pré-candidatura na terça-feira (11), tem conversado com lideranças do MDB e Rede para fechar dobradinha em Macapá. Preferência é por uma composição com candida- tatura feminina como sua vice. Queda que, no parecer de Malafaia (SVR), “ani- ma porque premia um trabalho, mas ainda não se pode dar a batalha por vencida, principalmente se a população relaxar no cumprimento das regras sanitárias. E passos atrás significam mais vidas per- didas”, alerta. Mazagão de luto. Vítima de covid, morreu na tarde desta quarta, 5, no HSC, mestre Jorge Boa, pai da Verônica dos Tambores e do pre- sidente da Câmara de vereadores de Mazagão, José Hosana. No dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, secretário Juan Medes (Sesa), além do desafio ao aceitar pasta, pela sua complexidade, também lembra que nunca nossos sentimentos foram colocados tanto à prova como no período atual, “porque lavar as mãos, passar álcool em gel, ter etiqueta para espirrar e tossir, pas- sageiros ou não, são gestos que entraram para o nosso cotidiano neste ano 2020”, ponderou Juan, em alusão à Covid-19. “Obra, que se tocada a todo vapor, fica pronta mais tardar em novembro, antes da eleição municipal”, dis- se Covre (Semob). Dentro do plano de mobilidade urbana, prefeitura já anuncia restauração da JK, do Marco Zero até o Araxá, mas contornando a sede do MP. Dados da SVS apontam que os bairros Buritizal e Santa Rita, em Macapá concentram maior incidên- cia de casos de covid-19. Fazendinha (2) e Morada das Pal- meiras (2) são os que menos registram incidência da doença. Partido Republicanos, de Aline Gurgel, confirma para a sexta (7), em reunião com os pré-candidatos a vereador, apoio a Josiel Alcolumbre para Prefeitura de Macapá. Diocese de Macapá confirma missa campal no Zerão e 5 carreatas pela cidade, pra substituir a pro- cissão do dia 11 de outubro. As carreatas percorrerão os bairros de Macapá com a imagem de Nazaré para receber homenagem e pro- messas de devotos. De acordo com números do TSE, 517.102 eleitores amapaenses estão aptos a votar nas eleições municipais de novembro. Eleitorado cresceu somente 0,7% comparado com os números de 2018. FAF anuncia realização de 400 exames de covid- 19 para garantir volta do campeonato estadual. Atletas serão submetidos a testes rápidos doados pela prefeitura de Macapá. O Amapá ainda segue em queda (64%) em casos de morte pela covid, segundo dados do Comitê de Imprensa divulgados pela Rede Globo. Denúncias de queimadas e assentamentos ilegais estado adentro, o Incra formaliza procedimento e enca- minha para a Polícia Federal, a quem cabe ir ao com- bate, explica Fábio Muniz, da superintendência do órgão no Amapá. Clécio, dono do ‘quem indica’, está entre Silvana Vedovelli e David Covre para a vice de Josiel Alco- lumbre, em novembro. Silvana, que já foi vice de Davi na disputa pelo GEA, estava no PP, depois foi para a Rede, mas já voltou para o PP, de Abdon. Enquanto o arquiteto Covre, ‘marinheiro de 1ª viagem, se aboleta no Avan- te, de Adail Barriga, mas também cheio de esperança de ganhar a indicação a vice-prefeito. setor logístico é, por origem, um setor extremamente dinâmico. Essa característica faz com que possamos considerar que todas as mudanças ocorridas no mundo irão, de uma forma ou de outra, afetar seus processos. As mudanças mais significativas no setor se referem, principalmente, àquelas decorrentes no âmbito da tecnologia. Novas tecnologias implicam novas formas de trabalho e, tanto o investimento, quanto seu uso, vão levar a duas principais questões: as empresas que não se adaptam a essas tecnologias vão perder eficiência e as que, por sua vez, intro- duzirem novas tecnologias terão, inicialmente, que lidar com um aumento de custos e consequen- te aumento de preços. As transformações quepodemos considerar vão, segundo os autores Hausmann e Wölfel desde um altonúmero de pontosde intervenção,passando por regras complexas de preços chegando, por fim, a uma falta de padronização dos dados. Se, por um lado, a baixa rentabilidade cria dificuldades para que a indústria trate dessas questões, surgem novas startups de logística com o objetivo de promover mudanças nesse cenário. O texto “Startup funding in logistics” (Finan- ciamento de startupsem logística),apresenta oresul- tado de análises em “mais de 120 das maiores star- tups de logística – representando custos estimados em torno de 93%, ou US$26 bilhões do financia- mento total em logística até o momento”, o que só reforça o fato de que as atenções do mercado de investimentos se voltam a essa realidade. Esse texto ainda menciona que a maioria dos financiamentos vai para startups que atuam no“last-mile” (ou“última milha”, emportuguês), etapa da distribuiçãoonde a mercadoria sai do CD (centro de dis- tribuição) e também para as que atuam com fretes. As empresas “last-mile” são as preferidas dos investidores de capital, muito embora as plataformas de frete também tenham atraído a atenção de investidores. Startupsde“last-mile”atuamcomformas de entregasnãoconvencionais, comoentregas em grupo, drones, robôs, veículos autônomos, entre outrasformas inovadoras.Nãopodemosdei- xar de mencionar que as plataformas de frete são, também, nesse sentido, uma grande inovação que tambématraiaatençãodeinvestidores,especialmente àquelas que focam no transporte rodoviário. Estas aumentaramatransparênciadospreços, profissiona- lizaramedigitalizaramarelaçãotransportadorx trans- portador, ações realizadas geralmente de maneira informal.Taisempresasfocamemaproveitarosdados existentes como meio de lidar com as vastas inefi- ciências que ainda existem no mercado. Normalmente os agenciadores de carga conse- guem conectar oserviçode entrega a uma transpor- tadora, pois eles detêm uma informação muito importante, que é a identificaçãode transportadoras mais adequadas, em termos logísticos, para atendi- mento à demanda em uma determinada rota ou região. Assim,essasstartupscontribuemsigni- ficativamente para melhorar a sustentabi- lidadenossetoresdetransporteelogística, tendência essa cada vez mais relevante. Essasplataformascriadassãomuitoaces- síveis e fáceis de usar por caminhoneiros e outras pessoas, o que leva a uma signi- ficativamelhoranaexperiênciadocliente. Podemosconsideraressefatocomoobene- fício mais proeminente da transformação digital aplicada à logística de cargas fracio- nadaspois, quandose reduzos intermediários através do acesso a informação, podemos pro- piciar maiores ganhos de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Esse, talvez, seja o grande atrativo paraosinvestidores, poissetratadeumaáreacomcres- cimento promissor em tempos de isolamento social e mudanças nas formas de interações na sociedade. No meioacadêmico, universidades jáorientamos estudantesparaessatendência, comoéo casodoCen- tro Universitário Internacional Uninter. A instituição implementou, no início de 2020, um projeto para a criação de uma plataforma de e-commerce, por seus alunos, os quais têm aoportunidadede exercitar, com a supervisão de docentes, profissionais qualificados, desde a criação ao gerenciamento e manutenção de uma plataforma, o que lhes dará subsídios para ope- rarem(oucriarem)startupsque atenderãoàsdemandas de mercado no cenário pós-pandemia.

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