/
/
/
/
/
/
erguntas recorrentes como "o
quê?", "hã?" ou “pode repetir?”,
além de outras expressões que
demonstram dificuldade de enten-
dimento da explicação do professor em
sala de aula, podem ser sinais de que o
aluno está comperda auditiva e que talvez
esse seja o motivo para um baixo rendi-
mento escolar. O alerta é feito pela
fonoaudióloga ThaísBastos, responsável
pela clínica de saúde auditiva do Centro
de Reabilitação do Amapá (Creap).
"Boa parte dos casosde perda auditiva
em idade escolar que chegam aqui, foi
identificada por professores.Os pais tam-
bém devem ficar atentos, porque são
sinais que a criança já apresentava em
casa", ressaltou Bastos.
Segundoa profissional,aperdaauditiva
éirreversível.Para oscasos de deficiência
em criançasem idade escolar, oCreapdis-
põe de um serviço que ajuda o aluno a
mantera concentração voltada para opro-
fessor,com aparelhosqueeliminam outros
ruídos através do Sistema FM.
"Essa criança faz a consulta aqui,pas-
sa porexamesque atestamograude perda
e depoisrecebem o aparelho auditivo. Se
ela estiver estudando, também disponi-
bilizamos um dispositivo que funciona
através do Sistema FM. Ele é conectado
ao aparelho auditivo e fica como profes-
sor como se fosse um microfone, trans-
mitindoa voz diretamente para a criança",
explicou. O importante é ficar atento aos
sinais que a criança dá.
Consultas
Para ser atendido no centro, é neces-
sário ir até a unidade, localizada na Rua
Tiradentes, n° 1597, bairro Central, em
Macapá, tendo em mãos o encaminha-
mento com a solicitação para consulta
com o especialista, documento de iden-
tificação, cartão do SUS e comprovante
de residência. As marcações para o ser-
viçode saúde auditiva são as quartas-fei-
ras, de 8h às 12h.