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erguntas recorrentes como "o

quê?", "hã?" ou “pode repetir?”,

além de outras expressões que

demonstram dificuldade de enten-

dimento da explicação do professor em

sala de aula, podem ser sinais de que o

aluno está comperda auditiva e que talvez

esse seja o motivo para um baixo rendi-

mento escolar. O alerta é feito pela

fonoaudióloga ThaísBastos, responsável

pela clínica de saúde auditiva do Centro

de Reabilitação do Amapá (Creap).

"Boa parte dos casosde perda auditiva

em idade escolar que chegam aqui, foi

identificada por professores.Os pais tam-

bém devem ficar atentos, porque são

sinais que a criança já apresentava em

casa", ressaltou Bastos.

Segundoa profissional,aperdaauditiva

éirreversível.Para oscasos de deficiência

em criançasem idade escolar, oCreapdis-

põe de um serviço que ajuda o aluno a

mantera concentração voltada para opro-

fessor,com aparelhosqueeliminam outros

ruídos através do Sistema FM.

"Essa criança faz a consulta aqui,pas-

sa porexamesque atestamograude perda

e depoisrecebem o aparelho auditivo. Se

ela estiver estudando, também disponi-

bilizamos um dispositivo que funciona

através do Sistema FM. Ele é conectado

ao aparelho auditivo e fica como profes-

sor como se fosse um microfone, trans-

mitindoa voz diretamente para a criança",

explicou. O importante é ficar atento aos

sinais que a criança dá.

Consultas

Para ser atendido no centro, é neces-

sário ir até a unidade, localizada na Rua

Tiradentes, n° 1597, bairro Central, em

Macapá, tendo em mãos o encaminha-

mento com a solicitação para consulta

com o especialista, documento de iden-

tificação, cartão do SUS e comprovante

de residência. As marcações para o ser-

viçode saúde auditiva são as quartas-fei-

ras, de 8h às 12h.