Diário do Amapá - 28 e 29/06/2020

/ / / / asd azul 3>6 magenta 4>8 Aperta aqui, ali, aco- lá, em qualquer lugar, mas, com jeitinho brasilei- ro, grana pro coronavírus segue abastecendo mais o esgoto da corrupção e menos os Centros de combate à Covid —Brasil afora, e Amapá adentro, também. Desde os tempos da Lavajato, nunca a PF tinha voltado a fazer tanto barulho com sirene ligada como atualmente. Reabertura precoce nos EUA deve servir de lição para Brasil, alertam especialistas. Porque 29 de 50 estados america- nos já registraram aumento de casos de coronavírus nesta semana, depois do relaxamento. “Escapismo para a leitura, além de reduzir tempo de tela, diminui ansiedade nesses tempos de quaren- ta”, revelam estudos, que também aconselham coisas menos técnica, mais leve, como romances, ficções... Governo brasileiro fecha parceria com faculdade de Oxford e farmacêutica AstraZeneca, no Reino Uni- do, por 100 milhões de vacinas contra a Covid-19. Acordo prevê dois lotes nessa fase inicial: um em dezembro de 2020 e outro em janeiro de 2021. Dos essenciais da prefeitura, o restaurante popular segue abrindo das 11h30 às 14h, mas só pra retirada de refeições —R$ 3,50, Enrolado no caso Queiroz, sobre quem ora nega abrigo, ora confirma, advogado Wassef já aconselha: “não se deve dar as costas para aliados.” Em Mazagão, Ozeas Tavares (PSC), ex-secretário de obras de Dil- son Borges, segue firme na sua pré candidatura à prefeitura deMazagão. E Dilson prometendo apoio com seu canteiro de votos que ainda alega ter no município mazaganense. Randolfe quer Ala Filinto Müller, no Senado, com nome de Papaléo, doravante, mas ainda esbarra na direita radical. Apesar de figura controversa, Müller foi chefe da polícia política na ditadura Vargas. Paulo Lemos (PSol) e Ana Girlene (ainda sem partido) voltam a conversar sobre se juntarem em chapa pela sucessão de Clécio, em Macapá. Em live com Camilo (PSB), Randolfe (Rede) confirma que já não tecla com Clécio há um bom tempo —desde que o amigo de longas datas optou por Josiel Alcolumbre para sua sucessão nas eleições de novembro, disse. E por falar em fake news, ja pipoca ‘disse-me- disse’, por ai, que na proxima leva de retomada, Clecio manda reabrir bares e restaurantes, em Maca- pa. Ele nega. Mesmo no pós-pandemia, medo da Covid só acaba depois da vacina, conclui estudo. Antes da pandemia pesquisas da OMS já aponta- vam o Brasil como o país mais ansioso do mundo “Doutor” Decotelli já entrou com o pé esquerdo no MEC, depois da mentirinha sobre ‘doutorado’ sem canudo. Mas ainda segue com boa aceitação entre gente do riscado. Procurador Bonilla diz que modelo adotado na PGE, de abrigar a Central de Licitações, foi pra combater a corrupção. Que procedimentos são eletrônicos, então eventuais falhas ou vulnerabilidades no sistema poderão ser ajustados. "É claro que o prefeito Clécio se distanciou de mim. Tem uma outra posição política. O candidato que o prefeito Clécio vai apoiar, que, inclusive, já anda frequentemente com ele, é um candidato que nós não apoiaremos", acrescentou Randolfe. Capiberibe(PSB) comemora reaproximação com Randolfe e não esconde desejo de dobradinha com Rubem Bemerguy. Nas redes sociais até cogitam reciprocidade em 2022, mas com senador da Rede como candidato ao governo do estado. ais uma vez escrevo sobre a Nor- te-Sul, a estrada de ferro que eu lan- cei como Presidente da República e que naquela época foi combatida de toda maneira, chamada de, como foi a Belém- Brasília, estrada das onças — que ligava o nada a coisa nenhuma —, mas com o pas- sar dos anos fez todos os críticos morderem a língua e pedir desculpas, desfazendo as críticas. E a Norte-Sul fez parte dos pro- gramas de todos os governos que me suce- deram. Ainda consegui fazer o trecho Itaqui- Estreito, a ponte sobre o Rio Tocantins, e um trecho no estado de Goiás — onde, em Janaúba, presidi ao início das obras. Meu desejo era deixá-la concluída até o fim do meu mandato, mas o combate foi tão vio- lento que não consegui avançar. A Norte-Sul colocou o modelo ferro- viário concorrendo com o rodoviário, o predominante no País — e daí surgiu a grande resistência. As estradas de ferro foram a grande alavanca do comércio e do desenvolvimento no século XIX e, em grande parte do mundo, acompanharam a modernização da logística e continuam sendo o principal eixo emmuitos dos maiores países. Nós chegamos a ter 40 mil quilômetros de ferrovias; quando assumi, apenas 10% des- ses estavam modernizados — muitos tinham simplesmente sido abandonados. Os trens modernos mantêm a vanguarda no transpor- te de passageiros, com os trens de grande velocidade imbatíveis em médias distâncias pois, param nos centros urbanos, evitando os longos deslocamentos até os aeroportos; por outro lado as alternativas de carga inter- modal oferecem trunfos extraordinários nos custos de produção— lembrando ainda a importância na proteção do meio-ambien- te, pois concorre com poluidores intensi- vos, como aviões, caminhões e automó- veis. O projeto era traçado da Norte-Sul cor- tando o Brasil e o integrando de Sul a Nor- te. Ela seria complementada por outra de Oeste a Leste, saindo de Cuiabá, interli- gando-se com a rede paulista até Santos, que já existe, e uma terceira, a Transnor- destina, ligando o Brasil Central até o lito- ral da Bahia. A Norte-Sul vai do Ita- qui até Brasília, aí interliga-se com a Rede Ferroviária Sul e vai até Santos. Assim o Itaqui passa a ser o grande porto do Brasil Central e São Luís se torna o escoadouro natural de grande parte da produ- ção de cereais e o remetente de combustíveis para a produção do Planalto Central, Mato Grosso e Goiás. No futuro o Itaqui será um dos maiores do mundo. A Norte-Sul está pronta e já traz carga dessa região para embarcar no Itaqui. Falta agora só a aparelhar com infraestrutura e logística. Mas o anúncio de sua chegada a São Paulo significa que a interligação pla- nejada está feita, o sonho realizado. OMaranhão vislumbra assim o que sem- pre pensei: em torno de um grande porto se estabelece uma grande civilização. O Maranhão tem a sua vocação encon- trada. Depois virão o gás, Alcântara e a frente agrícola que vem de Balsas, a qual nos tornará também um grande produtor de cereais.

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