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MI precisou levar para Serra do Navio saia do Porto de

Santana,porviarodoviáriaaté PortoPlaton.Aseqüência

da viagem ocorria com o usode pequenas embarcações,

que também traziam amostras de minérios. Posterior-

mente, a empresa usou uma balsa de ferro e nela trans-

portou as primeiras toneladas de manganês, da vila San-

ta Terezinha para PortoPlaton. Em caçambas, o minério

foi transferido para a área onde surgiria opíer e o caisda

companhia, emSantana. Issocontinuouacontecendoaté

entrar em operação a Estrada de Ferrodo Amapá.

A construção foi iniciada em janeirode 1954e inau-

gurada em 5/1/1957. “Para a construção de suas instala-

çõesnoAmapá,aICOMIobteveumcréditonoEximbank,

de Washington, de US4 67.500.000,00(sessenta e sete

milhõesequinhentosmildólares),ajurosde4-1/2%(qua-

tro e meio por cento), para financiamento das importa-

ções de materiais e pagamento das despesas de constru-

ção noBrasil. Destetotal,posto àdisposiçãoda empresa,

foram dispendidos apenas, em números redondos, 55

milhões de dólares”. A extensão da linha principal é de

193,594 km, acrescido de 12,832 km das linhas corres-

pondentes aos pátios de manobras e desvios, perfazendo

o total de 206,426 km. Cada quilômetros tem 1.765 dor-

mentes. Em todaa extensãodalinha hácercade368.679

dormentes. Na fase mais operosa da ICOMI, deslizaram

sobreos trilhosdaEstradadeFerrodoAmapánoveloco-

motivas: três GM Diesel Elétricas, modelo 1200 SW ,

uma modelo 1500 SW e quatro GE C 30-7. A empresa

dispunha de 80 vagões para transporte de minérios com

capacidade de 70 toneladas cada. Em 1997, a ICOMI

encerrousuasatividadescoma exploraçãodemanganês.

Em 1998, retirou-se do Amapá. Os bens que ela deixou,

na forma do contrato de concessão que lhe foi feito pelo

Governo Federal, eles passaram a pertencer ao Governo

doEstadodoAmapá.Foiquandoadesditaseabateusobre

a ferrovia.

A gestãoestadual nãoconseguiumanter ascomposi-

ções operando com a mesma competência revelada pela

ICOMI. Surgiram três empresas, que também se revela-

ram tremendos fiascos: MMX(2006), Anglo American

(2008) e a Zanim (2013). Esta última ainda foi contem-

pladadaconcessãodaEstradadeFerro,masnãodeucon-

ta do recado. Segundo registros disponíveis nas redes

sociaisdãocontadeque,nodia15de dezembrode2014,

o trem de carga circulou pela última vez, entre Serra do

NavioeoPortodeSantana.Noanoposterior foiavezdo

trempuxandovagõescompassageiros.Apartirdeentão,

toda a estrutura existente nos 206,426 quilômetros vem

sendo saqueada. Em 2017, através de um relatório, a

SETRAPafirma,queasáreasde segurança pertodos tri-

lhos estão sendo invadida. As ocorrências foram regis-

tradas na Polícia, mas nada de prático poderá acontecer

sem a intervenção judicial. Muita coisa já foi surrupiada

e levada para fora do Estado.

o inicio das atividades da Indústria e Comércio de

Minérios S.A.- ICOMI, em Serra do Navio, o Rio

Amapari era a via fluvial usada por quem, partin-

do de Porto Platon, pretendia alcançar aquela região onde

estavamasjazidasdemanganês.Antesdachegadadamine-

radora, faiscadores de ouro e pequenos comerciantes usa-

vam a citada rota. O registro da existência do minério de

manganêstinhasidorealizadopelogeólogoJosalfredoBor-

ges,em1934.Em1946,quandoos trabalhosdeinstalação

do governodo Território Federal doAmapá,doqual era o

governador, o capitão Janary Gentil Nunes conclamou os

cidadãos que atuavam em áreas de exploração mineral, a

fornecer aoexecutivo, amostras de pedras com caracterís-

ticasdeminerais.UmdosfreqüentesusuáriosdorioAma-

pari,MárioCruz,donodeumaubáimpulsionadapormotor

de popa archimedes de 12HP, que mantinha em sua casa,

na cidade de Belém, algumas pedras escuras, as quais ele

imaginava serem ferro, transportou-as para Macapá e as

apresentou à Divisão de Produção e Pesquisa.

O geólogo alemão Frits LouisArcherman, que presta-

va serviços ao governo territorial, logo identificou como

manganês.Outrasamostrasconfirmaramaexistênciadefer-

ro, tantalita, estanho e cassiterita. Mediante concessão do

governo brasileiro, a ICOMI deu inicio a implantação de

umasoberbainfra-estruturaoperacionalparaextraireven-

deromanganês.Alogísticadaempresatambémfoimagis-

tral no tratamento de seus funcionários. Tudo que a ICO-

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