MI precisou levar para Serra do Navio saia do Porto de
Santana,porviarodoviáriaaté PortoPlaton.Aseqüência
da viagem ocorria com o usode pequenas embarcações,
que também traziam amostras de minérios. Posterior-
mente, a empresa usou uma balsa de ferro e nela trans-
portou as primeiras toneladas de manganês, da vila San-
ta Terezinha para PortoPlaton. Em caçambas, o minério
foi transferido para a área onde surgiria opíer e o caisda
companhia, emSantana. Issocontinuouacontecendoaté
entrar em operação a Estrada de Ferrodo Amapá.
A construção foi iniciada em janeirode 1954e inau-
gurada em 5/1/1957. “Para a construção de suas instala-
çõesnoAmapá,aICOMIobteveumcréditonoEximbank,
de Washington, de US4 67.500.000,00(sessenta e sete
milhõesequinhentosmildólares),ajurosde4-1/2%(qua-
tro e meio por cento), para financiamento das importa-
ções de materiais e pagamento das despesas de constru-
ção noBrasil. Destetotal,posto àdisposiçãoda empresa,
foram dispendidos apenas, em números redondos, 55
milhões de dólares”. A extensão da linha principal é de
193,594 km, acrescido de 12,832 km das linhas corres-
pondentes aos pátios de manobras e desvios, perfazendo
o total de 206,426 km. Cada quilômetros tem 1.765 dor-
mentes. Em todaa extensãodalinha hácercade368.679
dormentes. Na fase mais operosa da ICOMI, deslizaram
sobreos trilhosdaEstradadeFerrodoAmapánoveloco-
motivas: três GM Diesel Elétricas, modelo 1200 SW ,
uma modelo 1500 SW e quatro GE C 30-7. A empresa
dispunha de 80 vagões para transporte de minérios com
capacidade de 70 toneladas cada. Em 1997, a ICOMI
encerrousuasatividadescoma exploraçãodemanganês.
Em 1998, retirou-se do Amapá. Os bens que ela deixou,
na forma do contrato de concessão que lhe foi feito pelo
Governo Federal, eles passaram a pertencer ao Governo
doEstadodoAmapá.Foiquandoadesditaseabateusobre
a ferrovia.
A gestãoestadual nãoconseguiumanter ascomposi-
ções operando com a mesma competência revelada pela
ICOMI. Surgiram três empresas, que também se revela-
ram tremendos fiascos: MMX(2006), Anglo American
(2008) e a Zanim (2013). Esta última ainda foi contem-
pladadaconcessãodaEstradadeFerro,masnãodeucon-
ta do recado. Segundo registros disponíveis nas redes
sociaisdãocontadeque,nodia15de dezembrode2014,
o trem de carga circulou pela última vez, entre Serra do
NavioeoPortodeSantana.Noanoposterior foiavezdo
trempuxandovagõescompassageiros.Apartirdeentão,
toda a estrutura existente nos 206,426 quilômetros vem
sendo saqueada. Em 2017, através de um relatório, a
SETRAPafirma,queasáreasde segurança pertodos tri-
lhos estão sendo invadida. As ocorrências foram regis-
tradas na Polícia, mas nada de prático poderá acontecer
sem a intervenção judicial. Muita coisa já foi surrupiada
e levada para fora do Estado.
o inicio das atividades da Indústria e Comércio de
Minérios S.A.- ICOMI, em Serra do Navio, o Rio
Amapari era a via fluvial usada por quem, partin-
do de Porto Platon, pretendia alcançar aquela região onde
estavamasjazidasdemanganês.Antesdachegadadamine-
radora, faiscadores de ouro e pequenos comerciantes usa-
vam a citada rota. O registro da existência do minério de
manganêstinhasidorealizadopelogeólogoJosalfredoBor-
ges,em1934.Em1946,quandoos trabalhosdeinstalação
do governodo Território Federal doAmapá,doqual era o
governador, o capitão Janary Gentil Nunes conclamou os
cidadãos que atuavam em áreas de exploração mineral, a
fornecer aoexecutivo, amostras de pedras com caracterís-
ticasdeminerais.UmdosfreqüentesusuáriosdorioAma-
pari,MárioCruz,donodeumaubáimpulsionadapormotor
de popa archimedes de 12HP, que mantinha em sua casa,
na cidade de Belém, algumas pedras escuras, as quais ele
imaginava serem ferro, transportou-as para Macapá e as
apresentou à Divisão de Produção e Pesquisa.
O geólogo alemão Frits LouisArcherman, que presta-
va serviços ao governo territorial, logo identificou como
manganês.Outrasamostrasconfirmaramaexistênciadefer-
ro, tantalita, estanho e cassiterita. Mediante concessão do
governo brasileiro, a ICOMI deu inicio a implantação de
umasoberbainfra-estruturaoperacionalparaextraireven-
deromanganês.Alogísticadaempresatambémfoimagis-
tral no tratamento de seus funcionários. Tudo que a ICO-
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