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e
DIÁRIO DO AMAPÁ
e
SÁBADO 125 DE JANEIRO DE 2020
e
DIRETOR-SUPERINTENDENTE LUIZ MELO
Projeto
social
garante colônia de
férias pua
crian~as
do conjunto São José
ePág.4
AÇÕES
8
Seminárto apresentoupropostadedesenvolvimento daaprendizagem para secretários, gestores,professoreseagente do programa
Força-tarefa
é
criada para melhorar
avaliação do ensino no Amapá
~~~~~~~~~
O
1ºSeminárioCriança Alfabetizada reuniu nesta
sexta-feira, 24, secretários municipais, gestores
escolares, professores e técnicos das secretarias
de Educação para a organização de uma força-tarefa
pela aprendizagem.
Esse encontro ocorreu no auditório da "A Banda",
em Macapá. A formação apresenta as ações do pro–
grama Criança Alfabetizada para o ano letivo de 2020
e visa o engajamento conjunto dos profissionais da
Educação.
Em2019, oGoverno do Amapá lançouo programa
Criança Alfabetizada para avaliara qualidade da escrita,
leitura e oralidade dos estudantes das redes estadual e
municipal. O seminário faz parte do avanço desse tra–
balho.
Participoudo evento o secretáriomunicipalda edu–
cação de Cruz (CE), Raimundo Mona, que também é
líder em rede da Fundação Lemann, organização sem
fins lucrativos que promove ações voltadas àinovação,
gestão e políticas educacionais.
Como palestrante, Motta pontuouque é necessário
garantir às crianças o acesso e permanência na escola,
alémde monitorar a frequência,minimizaradistorção
idade-série, cuidar do tempo pedagógico, e reduzir o
abandono e a reprovação.
"É
fundamental assegurar
os 200 dias letivos, pois queremos garantir a aprendi-
' '
Secretários,gestores,
professores e
agentes
' '
da
Educação participaram
do
evento.
zagemde todas as crianças. Se perdemos um dia desses
poucos dias que já temos, elas ficarão prejudicadas",
orientou.
A secretária-adjunta de Políticas da Educação do
Amapá, NeurizeteNascimento, destaca queo seminário
é o pontapé para envolver todos os agentes da área pela
alfabetização dos estudantes. "Queremos envolver
todos para incendiar os estudantes de aprendizagem e
mudar o
Amapá
de estado alfabetizador para estado
alfabetizado. E uma união de esforços pelaeducação".
Pela tarde, consultores da Associação BemComum,
parceira do programa, orientam os gestores e agentes
do programa sobre como utilizar e compreender os
resultados da avaliação de fluência a partir da análise
pedagógica.