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e

DIÁRIO DO AMAPÁ

e

SÁBADO 125 DE JANEIRO DE 2020

e

DIRETOR-SUPERINTENDENTE LUIZ MELO

Projeto

social

garante colônia de

férias pua

crian~as

do conjunto São José

ePág.4

AÇÕES

8

Seminárto apresentoupropostadedesenvolvimento daaprendizagem para secretários, gestores,professoreseagente do programa

Força-tarefa

é

criada para melhorar

avaliação do ensino no Amapá

~~~~~~~~~

O

1ºSeminárioCriança Alfabetizada reuniu nesta

sexta-feira, 24, secretários municipais, gestores

escolares, professores e técnicos das secretarias

de Educação para a organização de uma força-tarefa

pela aprendizagem.

Esse encontro ocorreu no auditório da "A Banda",

em Macapá. A formação apresenta as ações do pro–

grama Criança Alfabetizada para o ano letivo de 2020

e visa o engajamento conjunto dos profissionais da

Educação.

Em2019, oGoverno do Amapá lançouo programa

Criança Alfabetizada para avaliara qualidade da escrita,

leitura e oralidade dos estudantes das redes estadual e

municipal. O seminário faz parte do avanço desse tra–

balho.

Participoudo evento o secretáriomunicipalda edu–

cação de Cruz (CE), Raimundo Mona, que também é

líder em rede da Fundação Lemann, organização sem

fins lucrativos que promove ações voltadas àinovação,

gestão e políticas educacionais.

Como palestrante, Motta pontuouque é necessário

garantir às crianças o acesso e permanência na escola,

alémde monitorar a frequência,minimizaradistorção

idade-série, cuidar do tempo pedagógico, e reduzir o

abandono e a reprovação.

fundamental assegurar

os 200 dias letivos, pois queremos garantir a aprendi-

' '

Secretários,gestores,

professores e

agentes

' '

da

Educação participaram

do

evento.

zagemde todas as crianças. Se perdemos um dia desses

poucos dias que já temos, elas ficarão prejudicadas",

orientou.

A secretária-adjunta de Políticas da Educação do

Amapá, NeurizeteNascimento, destaca queo seminário

é o pontapé para envolver todos os agentes da área pela

alfabetização dos estudantes. "Queremos envolver

todos para incendiar os estudantes de aprendizagem e

mudar o

Amapá

de estado alfabetizador para estado

alfabetizado. E uma união de esforços pelaeducação".

Pela tarde, consultores da Associação BemComum,

parceira do programa, orientam os gestores e agentes

do programa sobre como utilizar e compreender os

resultados da avaliação de fluência a partir da análise

pedagógica.