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linha Galaxy S20 foi alvo de
um novo vazamento que dá
detalhes a respeito da ficha
técnica dos novos smartphones top
de linha da Samsung. As especi-
ficações reveladas pelo site espe-
cializado MySmartPrice apontam
para telefones com telas de 120
Hz, 128 GB de armazenamento,
processador Exynos 990 e bate-
rias entre 4.000 e 5.000 mAh.
Seriam diferenciais dos vários
modelos o tamanho da tela e a
quantidade de câmeras. A linha
que substitui o S10 será revelada
pela Samsung em 11 de feverei-
ro, em São Francisco, nos Estados
Unidos.
Uma das novidades que o con-
sumidor poderá encontrar na nova
linha são os tamanhos. Mesmo o
S20 mais simples deve ter tela de
6,2 polegadas, enquanto o S20
Plus apareceria com display de 6,7
polegadas. Já o S20 Ultra teria 6,9
polegadas – quase um tablet
pequeno.
A resolução, no entanto, seria
a mesma para os três modelos:
3200 x 1440 pixels em um display
OLED com tecnologia de 120 Hz.
Outro ponto em comum entre os
telefones é o design que, de acor-
do com vazamentos anteriores,
deve mesmo trazer câmera fron-
tal num pequeno furo posicionado
no centro da tela.
Na ficha técnica, os três mode-
los do S20 teriam chip Exynos 990
ou Qualcomm Snapdragon 865, a
depender do mercado. Também
seriam compatíveis com as redes
5G. Modelos mais simples parti-
riam de 128 GB de armazena-
mento, com direito a entrada para
cartão microSD.
Em termos de câmera, o S20
deve aparecer com um trio divi-
dido entre sensor de 12 megapi-
xels, câmera de 64 megapixels
com lente teleobjetiva e uma outra
câmera de 12 MP com lente gran-
de-angular. A princípio, o con-
junto ofereceria zoom digital de
30x e teria a habilidade de gravar
vídeo em 8K. No painel frontal, o
sensor de selfies seria de 10 mega-
pixels e idêntico ao usado no
modelo S20 Plus.
O S20 Plus repete o mesmo
conjunto de câmeras, reforçado
pela adição de um sensor ToF.
Outra diferença é que a edição Plus
vem com bateria maior, de 4.500
mAh, enquanto que o S20 oferece
uma unidade de 4.000 mAh.
Por fim, o modelo Ultra é mais
ambicioso e tem proporções
maiores, com a tela de 6,9 pole-
gadas e versão de 512 GB. Gran-
des diferenças ficariam por con-
ta das câmeras, com sensor fron-
tal de 40 MP e um combo total-
mente diferente na traseira: o
Ultra deve oferecer câmeras de
108 megapixels, 48 MP com
zoom ótico de 10x, grande-angu-
lar de 12 MP e um sensor ToF. O
conjunto todo teria capacidade de
zoom digital de 100x e a bateria
chegaria a 5.000 mAh.
Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolve-
ram um sistema que usa drones para afastar aves das
proximidades de certas regiões. A ideia é usar a tec-
nologia para manter pássaros longe de aeroportos e
assim evitar possíveis acidentes causados pelo cho-
que de uma aeronave com um animal.
Órgãos reguladores de aviação civil restringem
o acesso de drones em aeroportos citando possí-
veis riscos que as pequenas naves podem causar
aos aviões. Mas, no sistema desenvolvido pelos
pesquisadores do Caltech, na Califórnia, os drones
são importantes para garantir a segurança dos aero-
portos.
Os engenheiros do Caltech se inspiraram no voo
1549 da US Airways, que em 2009 precisou fazer
um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova
York, após se chocar com um grupo de gansos-do-
canadá que voavam nos arredores do aeroporto
LaGuardia. Para evitar novos casos parecidos - e
que tenham desfechos trágicos sem que o piloto con-
siga pousar a aeronave com segurança, como no
caso de Nova York -, os pesquisadores começaram
a estudar maneiras de afastar aves de regiões de trá-
fego aéreo intenso.
Ao estudar as dinâmicas de voo e formação de
grupos de aves, os pesquisadores chegaram a um
modelo matemático para desviar a rota deles com uso
de um único drone. Ao perceber a proximidade da
pequena nave, os pássaros mudam de direção por
acreditar que ela representa um risco para eles.
O desafio agora é ampliar o sistema para que ele
possa ser usado em aeroportos, que precisariam de
muitos drones para afastar muitos pássaros.